Home > Notícias

Analisamos seis integradores de messengers na web

PC WORLD testou os principais agregadores online gratuitos de mensagens instantâneas. Descubra qual se deu melhor

Por Liane Cassavoy, especial para PC WORLD*

11/07/2007 às 12h53

IM-WebBases_70.jpg
Foto:

PC WORLD testou os principais agregadores online gratuitos de mensagens instantâneas. Descubra qual se deu melhor

meeboo_tela200Saiba que para manter-se conectado a colegas de trabalho e amigos por meios de programas de mensagens instantâneas (IM) não é necessário instalar um software cliente em seu computador.

Existem alguns serviços na web que permitem ao usuário acessar seu software de mensagens instantâneas (freqüentemente, mais de um) muito facilmente.

O PC WORLD Test Center avaliou seis desses serviços – Meeboo; eBuddy; iLoveIM; Imhaha; Koll IM; e RadiusIM – para medir seu potencial de entrega de funcionalidades comparado ao que se obtém das versões clientes desse comunicadores.

Nos testes, conectamos contas de vários IMs, mas nem todos permitem fazer isso simultaneamente.

Quase todos permitem acesso aos comunicadores instantâneos mais conhecidos: AIM; MSN Messenger; e Yahoo Messenger, enquanto alguns oferecem suporte ao Google Talk; iChat, ICQ; Jabber, e Sametime.

Na maior parte das vezes, usar esses serviços web não difere muito da interface que se tem em um IM instalado no PC.

Seus contatos são importados de forma bem organizada e em um formato fácil de compreender, tornando o acesso a eles bem rápido.

Meebo – Nota 9,4
meebo_logoDos serviços avaliados, o Meeboo terminou em primeiro lugar, além de ser um dos poucos que se qualificam com um perfeito substituto às versões cliente dos IM.

O Meebo, disponível com interface em português do Brasil, tem uma interface limpa que permite ao usuário utilizar seus nomes de acesso (screen names) e senhas para ingressar em cada um dos comunicadores – um de cada vez.

É possível criar um usuário no Meebo e adicionar todas as suas contas de outros serviços de mensagens instantâneas. Dessa forma, você não terá de digitar essas informações quando quiser utilizá-los: basta escolher o que dever ser usado a partir de uma lista.

Seu desempenho surpreende. Em poucos segundos após a carga da página inicial do serviço e de escolher o comunicador desejado, o Meebo se conecta, apresenta a lista de contatos e já permite o envio e recebimento de mensagens.++++
RadiusIM – Nota 8,6
radiusim_logoDiferentemente do Meebo, o RadiusIM exige cadastro prévio para ter acesso à interface e, só então, poder acessar os demais programas de mensageria.

A partir dele, é possível acessar o AIM, ICQ, MSN Messenger e o Google Talk.

Na parte dos extras, a partir das informações de cadastro fornecidas, ele utiliza uma espécie de rede social para mostrar – caso o usuário tenha optado por isso – que outros usuários do serviço estão próximos a ele do ponto de vista geográfico.

Kool IM – Nota 8,4
koolim_logoUma das vantagens do Kool IM é poder conectar-se a mais de uma conta simultaneamente e de forma bem fácil.

Além disso, o usuário decide a maneira como visualizar seus contatos e as mensagens serão apresentadas.

Caso o usuário prefira, pode criar uma conta no Kool IM para não precisar fornecer os detalhes de suas contas de IM na hora de se acessar os serviços de mensageria.

Imhaha – Nota 8,0
imhaha_logoConvenhamos: o nome deste serviço, pelo menos em português parece piada. Mas o Imhaha funciona bem, embora seja mais lento do que os serviços acima.

Mas uma facilidade chama a atenção: ele permite fazer conferências.

eBuddy – Nota 7,7
ebuddy_logoComo é comum nos agregadores de mensagens instantâneas, o eBuddy só permite acesso a um dos serviços disponíveis por vez. Sua interface é limpa e o acesso não é dos mais rápidos.

Tem a vantagem de preservar os apelidos – pelo menos no caso do MSN Messenger – que o usuário tiver dado a seus contatos, em vez de apresentar a tradicional lista de e-mails.

ILoveIM – Nota 7,2
iloveIM_logoTambém não oferece acesso simultâneo a mais de um comunicador instantâneo, mas também não exige registro.

O ILoveIM tem a desvantagem de abrir pop-ups e levar quase um minuto para entrar no sistema e outro tanto para mostrar a lista de usuários.

* Liane Cassavoy é editora colaboradora da PC WORLD (EUA)

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail