Home > Notícias

HP desenvolve tecnologia para que celular faça simulação de cores

Companhia americana procura parceiros para tornar novo processo de combinação de cores disponível aos consumidores

Por Agam Shah, para o Computerworld*

11/07/2007 às 16h52

Foto:

Companhia americana procura parceiros para tornar novo processo de combinação de cores disponível aos consumidores

A Hewlett-Packard Co. poderá, em breve, transformar aparelhos celulares em conselheiros de compras com o protótipo de uma tecnologia de combinação de cores demonstrada nesta quarta-feira (11/07).

A tecnologia Color Match, desenvolvida pelo HP Labs, combina a ciência das cores, da imagem e das redes de telefonia móvel em um sistema que permita anúncio de produtos em um celular.

A tecnologia pode ser usada em qualquer processo que envolva aplicação de cor, explicou Nina Bhatti, cientista principal de imagem digital e impressão do HP Labs. Isto é particularmente indicado para cosméticos, onde os consumidores podem usar a técnica para escolher um item que combine com sua cor de pele, explicou a cientista.

Usuários também podem tirar uma fotografia de si mesmos enquanto seguram um mapa de cores sobre suas faces. A foto é, em seguida, enviada para um servidor através de mensagem multimídia (MMS) e o software instalado no servidor promove as correções na imagem - ajusta a iluminação, calibra as cores e assenta o rosto.

Os pixels da imagem original da fase são comparadas com as do banco de dados de imagens previamente analisadas. Com base nessa comparação, o serviço envia uma mensagem de texto (SMS) pelo celular com a recomendação do cosmético mais indicado para aquele rosto.

"Muitas vezes as lojas de cosméticos não oferecem o produto correto para eterminado tipo de pele, mas essa aplicação móvel torna o celular um conselheito no assunto", afirma Nina.

Entre outras aplicações, o serviço será capaz de fornecer dicas de combinações entre gravatas, calças e ternos, afirmou a cientista. As imagens podem ser capturadas por qualquer câmera de celular e o serviço móvel de telefonia poderá trabalhar com qualquer provedor.

"Para os consumidores, há uma proposição de valor nessa tecnologia: tire uma foto e receba uma dica", disse Nina Bhatti. Segundo ela, a HP procura parceiros que tornem o processo disponível aos consumidores.

O serviço pode ser implementado por varejistas e outras companhias d ebens de consumo para ajudar os clientes a selecionar os produtos mais indicados ao seu perfil, de acordo com a HP.

*Agam Shah é editor do IDG News Service em São Francisco

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail