Home > Notícias

Novo sistema de edição usa imagens da web para retocar fotos

Ferramentas analisam foto original e buscam textura, luz e ângulo ideais em imagens da rede, garantindo realismo à edição

Por Redação do IDG Now!

12/07/2007 às 14h34

Foto:

Ferramentas analisam foto original e buscam textura, luz e ângulo ideais em imagens da rede, garantindo realismo à edição

Dois novos sistemas para edição de imagens permitem adicionar objetos ou corrigir falhas utilizando recortes de fotos disponíveis na internet. Eles foram desenvolvidos por pesquisadores da Carnegie Mellon University e, diferente dos editores tradicionais, podem ser manuseados por usuários com poucas habilidades.

Com as informações disponíveis na web, é possível encontrar imagens que se encaixam da melhor forma possível no contexto original.

Um dos sistemas desenvolvidos, chamado Photo Clip Art, utiliza milhares de imagens de um site chamado LabelMe. Com o acervo da página, é possível incluir pessoas e veículos na foto de uma rua vazia.

Para garantir o realismo da imagem, este sistema analisa a foto original para avaliar o ângulo da câmera e as condições de luz, e então busca um objeto em acervos de “recortes” de imagens, que correspondam ao critério estabelecido.

O usuário precisa apenas identificar a paisagem na foto original para orientar a ferramenta. O Photo Clip Art utiliza outra tecnologia da Carnegie Mellon, que analisa o contexto geométrico da foto, posicionando e ajustando a proporção do objeto na cena.

::Confira mais notícias, reportagens e dicas no Infocenter de Fotografia Digital

O outro sistema, chamado Scene Completion, utiliza milhões de imagens encontradas no Flickr para preencher falhas nas fotos.

Um dos pesquisadores, Alexei A. Efros, aponta que, embora a maioria dos editores preencha falhas com partes da própria imagem, em fotos diferentes é possível encontrar algo que se encaixe melhor.

O sistema busca por segmentos de imagens que se encaixam nas cores e texturas que estão em volta da falha da foto original. Ele também busca recortes com o mesmo contexto - o sistema não colocaria um elefante no jardim de uma casa, por exemplo.

No caso de locais e atrações turísticas, a ferramenta pode encontrar uma imagem da mesma cena na internet para retocar foto.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail