Home > Notícias

Supercomputador fornece detalhes sobre terremotos no Sul da Califórnia

Supercomputer Center fornece sistema para detalhar cientificamente os terremotos da região, que ocorrem duas vezes ao mês

Por Redação do IDG Now!

13/07/2007 às 11h05

Foto:

Supercomputer Center fornece sistema para detalhar cientificamente os terremotos da região, que ocorrem duas vezes ao mês

O San Diego Supercomputer Center (SDSC), da Universidade da Califórnia, apresentou à população e à imprensa local um supercomputador, o OnDemand, para processar detalhes científicos sobre terremotos na região.

No Sul da Califórnia, ocorrem terremotos com abalo de 3.5 pontos na escala Richter até duas vezes ao mês. Em apenas 30 minutos, o OnDemand é capaz de detalhar a dimensão de um terremoto.

O sistema fornecerá alertas quase em tempo real. O supercomputador determina a localização, a intensidade e o epicentro do terremoto.

Com estas informações, são produzidas animações em 3D com o software SPECFEM3D_BASIN, que simula a propagação de ondas sísmicas e computa o movimento da terra.

Em seguida, são capturados dados do movimento da superfície (aceleração, disposição e velocidade) e mapeados na topografia do Sul da Califórnia. A partir daí, são feitos os filmes, que são publicados automaticamente no Portal de Eventos Sísmicos do Sul da Califórnia. Além disso, os dados são enviados por e-mail para os inscritos no portal - público em geral e imprensa.

É a primeira vez que um supercomputador da National Science Foundation (NSF) TeraGrid é destinado para urgências científicas.

A simulação demanda 144 processadores do supercomputador, durante aproximadamente 28 minutos. O supercomputador OnDemand é um cluster da Dell com 64 nós, Intel dual-socket, dual-core, totalizando 256 núcleos de processamento. Os nós de 2.33Ghz, 4-way têm 8 GB de memória. A performance máxima do sistema é de 2.4 Teraflops.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail