Home > Notícias

Hackers não conseguem avançar no desbloqueio ao iPhone

Esforços já duram semanas, mas ninguém conseguiu fazer o aparelho funcionar em outras redes, apesar do otimismo inicial

Por Sumner Lemon, para o IDG Now!*

16/07/2007 às 10h20

Foto:

Esforços já duram semanas, mas ninguém conseguiu fazer o aparelho funcionar em outras redes, apesar do otimismo inicial

Os hackers estão trabalhando para destravar o iPhone, mas parece que o trabalho se mostrou mais difícil que o esperado.

A expectativa era que ao modificar o bootloader - programa que roda antes do sistema operacional ser carregado -, o iPhone já estaria destravado.

Apesar do otimismo inicial, esse parece ser um beco sem saída, já que o código do bootloader deve ser autenticado usando uma chave privada RSA de 1.024 bits, segundo um post no canal IRC #iphone.

Agora os hackers do #iphone estão trabalhando para criar um sistema que permita
rodar programas no iPhone. Uma vez que o consigam, será possível escrever um aplicativo para destravar o aparelho, eles acreditam.

O iPhone é bloqueado para uso apenas na rede EDGE da AT&T. O desbloqueio permitiria usar o aparelho em outras operadoras inclusive em geografias em que ele não está disponível ainda.

Os esforços para destravar o aparelho começaram logo que o aparelho chegou às lojas, em 29 de junho. Em alguns dias, os hackers conseguiram driblar o processo de ativação, permitindo aos usuários desfrutar das funções do aparelho - exceto o celular.

Enquanto trabalham para liberar o aparelho para uso em outras operadoras, os hackers já fizeram alguns progressos, como a criação de uma ferramenta que permite criar ringtones customizados para o iPhone.

*Sumner Lemon é editor do IDG News Service, em Cingapura, e Steven Schwankert é editor do IDG News Service, em Cingapura.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail