Home > Dicas

Faça backup online de seus arquivos sem pagar nada

Crie cópias dos seus dados em serviços gratuitos que podem ser acessadas de qualquer lugar do planeta

Por Erik Larkin, da PC WORLD (EUA)

16/07/2007 às 13h19

storage70.jpg
Foto:

storage200Você certamente faz backup dos seus arquivos mais importantes semanalmente ou mesmo diariamente, e atualiza as cópias de segurança em disco uma vez por mês, certo? Não? Bem...

Você não é o único. Muita gente deixa isso para depois ou afirma não ter tempo. Para facilitar a vida de quem zela por seus documentos, há vários serviços online de backup disponíveis. E o melhor de tudo: gratuitos.

Cheios de recursos e bem acabados, eles permitem realizar cópias de arquivos importantes mesmo enquanto trabalha neles. Com isso, documentos de texto, planilhas, sites favoritos, imagens e músicas não somente podem sobreviver a uma catástrofe ou roubo de equipamento, como também se tornam mais acessíveis para você (basta ter um computador com internet) como a qualquer um com quem você deseje compartilhar as informações.

Logicamente, usar o armazenamento online de uma empresa significa depender da estabilidade do site, sua segurança web e política de privacidade. Backups e talvez uma imagem em um segundo disco rígido ainda sejam as melhores soluções.

Entretanto, ao usar um serviço online, você ganha redundância e diminui as chances de perder dados importantes.

Uma leva de novos sites está ávida para desafiar a hegemonia da Microsoft e seu pacote Office. Dois dos melhores são o Zoho, para documentos de textos, e o Google Textos e Planilhas. Ambos são gratuitos e incluem espaço para os usuários armazenarem seus dados (o Zoho oferece 1 GB; o Google limita o número e o tamanho de documentos e planilhas que você pode armazenar – clique aqui e saiba mais).

:: Confira mais notícias, dicas e reportagens no Infocenter de Armazenamento

Tudo que é criado é salvo automaticamente em um servidor online. O usuário também será capaz de acessar todos os seus documentos em qualquer browser, sem a necessidade de instalar softwares.

Assim como muitos outros sites avançados, o Zoho e o Google usam JavaScript não sincronizado e XML – ou Ajax – para apresentar um ambiente parecido com o de desktop ao usuário. Ambos oferecem teclas de atalho para atributos mais comuns, salvamento em background e outras funções básicas. Nenhum deles chega perto de substituir o Office quando o assunto é uso amplo dos atributos oferecidos – além da probabilidade de ser incomodado por um bug aqui e ali. Mas para os arquivos usados em casa, eles trazem o necessário.++++
storage200Para quem possui o pacote da Microsoft, o Zoho recentemente lançou um plug-in que acopla o serviço ao Word e ao Excel. Instale-o e uma barra de ferramentas permitirá que você abra arquivos Zoho diretamente no Offi ce. Quando fizer as alterações e clicar no botão Save, o documento online fica atualizado. Pode-se ainda adicionar os textos e planilhas criados no Offi ce para seu repositório Zoho.

Contudo, nenhum dos serviços é perfeito. Ambos exigem uma conexão de internet estável para acesso aos arquivos. E mesmo que você possa importar arquivos do Office em qualquer serviço (através de uma opção no site ou o botão Add no plug-in do Zoho), quando isso é feito, a formatação costuma ficar comprometida. Nada de usar as fórmulas do Excel, macros do Word, numeração de páginas e outros atributos.

Os favoritos costumam ser outra dolorosa perda quando o HD apresenta problemas. Horas e horas de pesquisa para descobrir as melhores fontes de informação, tanto pessoais quanto profi ssionais, jogadas fora.

Mas algumas opções online vieram para salvar. Diversas extensões do Firefox não somente fazem backup automático dos bookmarks em um servidor online, como também os sincroniza entre browsers em vários PCs. O Foxmarks, por exemplo, possui ótimas opções de confi guração: é possível substituir todos os bookmarks com os dados armazenados online, se sua máquina apresentar problemas de sincronização, ou ainda substituir o que estiver armazenado pelos seus favoritos locais.

Depois da instalação, o add-on sincroniza os sites preferidos sem esforço. Além de poder marcar um bookmark no trabalho e tê-lo rapidamente em casa (sem precisar mandar um e-mail para si mesmo com a URL), se o computador apresentar problemas, basta reinstalar o Firefox e se logar no Foxmarks para restaurar todos os seus favoritos.

O Google oferece o plug-in Browser Sync para o Firefox que sincroniza os bookmarks, cookies, senhas, histórico e até as abas abertas. Pessoas mais preocupadas com segurança devem evitar sincronização de senhas no servidor de terceiros.

Uma das partes mais legais da fotografia é poder mostrar as imagens capturadas. Quem pensa assim já deve ter feito upload das suas fotos em sites de compartilhamento como o Flickr ou o SmugMug.

Alguns desses sites possuem atributos que oferecem uma boa solução de backup para fotos. O primeiro deles disponibiliza dois pacotes de uso; o gratuito possui um limite de até 200 fotos e upload de 20 MB por mês, o pago sai por US$ 25 anuais e oferece espaço ilimitado. O serviço possui uma boa gama de atributos, como exibição em resolução total e comentários acoplados à imagem.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail