Home > Notícias

Comparamos cinco notebooks de até 3 mil reais

Portáteis de baixo custo incluem controle remoto, acesso rápido a CDs, conexão wireless e webcam

Por René Ribeiro, da PC WORLD

17/07/2007 às 15h01

icone_portatil70x84.jpg
Foto:

Portáteis de baixo custo incluem controle remoto, acesso rápido a CDs, conexão wireless e webcam

Atualizada em 19/07/07, às 11h19

icone_portatil150Uma visita rápida à seção de informática de qualquer grande hipermercado pode surpreender o cliente mais desatento.

Até pouco tempo atrás, tudo o que víamos dentre os itens à venda eram modelos de desktops de marcas pouco conhecidas. Notebooks? Eles eram muito caros para esse ponto de venda. Hoje, os PCs portáteis disputam espaço com os micros de mesa nas prateleiras.

Para ajudar quem pensa em adquirir um computador portátil, mas não quer gastar muito, o PC World Test Center convocou os fabricantes a enviarem notebooks, na melhor configuração possível, com um preço máximo de 3 mil reais, e que se destinassem ao usuário final, com recursos voltados para o entretenimento, como funções de multimídia.

Foram comparados os modelos 3000 C200, da Lenovo; Pavilion DV2000, da HP; ez-GO Neos v.4, da ez-GO; InfoWay Note W7630, da Itautec; e o Positivo Móbile V45, da Positivo.

:: Confira aqui a tabela comparativa

Feitos os testes e analisados os recursos dos equipamentos, ficou claro o equilíbrio entre os três primeiros colocados, produzidos por ez-GO, HP e Lenovo, respectivamente.

O modelo que ofereceu a melhor relação custo-benefício (por uma pequena diferença) nesta categoria foi o Neos v.4 (2.550 reais), ganhador do título de Best Buy. O equipamento tem chip Core 2 Duo de 1,66 GHz, 1 GB de memória e oferece ótimo desempenho.

Recursos de fábrica
Lançado oficialmente no final de janeiro, o Windows Vista não é, ainda, o sistema operacional padrão dos notebooks mais baratos.

Das máquinas avaliadas, apenas o 3000 C200 (2.466 reais) e o ez-GO Neos v.4 vieram com esse sistema instalado, nas versões Home Basic e Business, respectivamente. Todos os demais adotam o Windows XP Home.

Numa prova de que a segurança é, atualmente, uma questão primordial, todos os equipamentos adotam algum tipo de solução instalada de proteção e três máquinas merecem destaque nesse item.

A Positivo entrega o V45 (2.399 reais) com o Kaspersky Anti-Virus (que recebeu o título de Best Buy no comparativo de antivírus publicado na edição de junho de PC WORLD), com licença válida por um ano. ++++
icone_portatil150Já o Pavilion DV2000 (2.999 reais) e o 3000 C200 trouxeram uma solução completa de segurança, o Norton Internet Security 2006. O primeiro com licença de apenas 30 dias e o segundo, 90 dias.

Ainda na questão software, três fabricantes tiveram o cuidado de apresentar uma solução de produtividade.

O C200, da Lenovo, traz o Microsoft Office 2007 em versão de avaliação, válida por 60 dias. A Positivo entrega a suíte OpenOffice pré-instalada. O pacote é gratuito e compatível com o produto da Microsoft. A Itautec traz no Infoway Note W7630 (2.299 reais) o Office 2003, na versão de avaliação por 60 dias.

Todos os portáteis analisados incluem modem para conexão discada à web. No entanto, a Positivo foi a única empresa a fornecer um discador para ajudar o usuário em seu primeiro acesso à internet.

Extras e autonomia
Wireless? Todos têm o recurso, claro. Basta o Windows carregar para que as antenas embutidas na moldura do LCD procurem um sinal disponível.

Como em um carro novo, o usuário que compra o notebook para uso pessoal quer levar para casa não só um equipamento moderno, mas algo que ofereça recursos que possam diferenciá-lo dos outros usuários.

Os fabricantes parecem ter compreendido esse desejo, mesmo nas configurações mais baratas. No caso do Pavilion DV2000, um pequeno controle remoto (localizado na lateral esquerda do equipamento) dá acesso às funções multimídia, como reprodução de DVD ou CD de músicas, sem a necessidade de carregar o Windows.

Fãs de comunicadores instantâneos e de VoIP vão gostar da webcam e do microfone embutidos e do speaker frontal que o V45 traz.

No mundo das câmeras digitais e seus cartões de memória, um notebook que não apresente um leitor para eles deixa a desejar. Nas amostras, somente o equipamento da Itautec não trouxe esse dispositivo.

Quanto à duração da bateria, o equipamento que levou a melhor nesse quesito foi o 3000 C200, da Lenovo, que agüentou bem por 2 horas e 40 minutos.

Apesar de o Neos v.4 levar a melhor, por seu desempenho em relação ao preço, as outras marcas também tiveram boas notas. As características oferecidas são diversas (confira a tabela completa aqui). Basta o leitor escolher quais são mais importantes para o seu uso.

O melhor mesmo é saber que muitos desses recursos disponíveis atualmente em máquinas de pouco mais de 2 mil reais equipavam portáteis que chegavam a custar 9 mil reais há dois anos.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail