Home > Notícias

Brasil estuda importar sistema eletrônico de patentes da Holanda

Representantes do INPI estiveram na Holanda para conhecer o e-phoenix, sistema usado pelo Escritório Europeu de Patentes

Por Redação do IDG Now!*

18/07/2007 às 10h30

Foto:

Representantes do INPI estiveram na Holanda para conhecer o e-phoenix, sistema usado pelo Escritório Europeu de Patentes

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) está estudando implementar uma plataforma para pedidos online de registro de patentes no Brasil.

Na sexta-feira (13/07), representantes da instituição estiveram na Holanda para conhecer o e-phoenix, sistema usado pelo Escritório Europeu de Patentes (EPO, sigla em inglês).

O objetivo é adaptar o software para funcionar no Brasil. “Isso seria muito importante, porque não teríamos que partir do zero para desenvolver nosso sistema eletrônico. E queremos que ele funcione o mais rápido possível”, disse Ademir Tardelli, chefe do Centro de Divulgação, Documentação e Informação Tecnológica do INPI.

A delegação brasileira também conheceu o BNS, banco de dados que contém documentos integrais de patentes e faz parte do sistema Epoque, um arquivo com mais de 100 milhões de documentos já acessado pelos pesquisadores do INPI.

Representantes do escritório europeu mostraram ainda como fazem a digitalização de documentos de patentes e discutiram com os brasileiros a parceria entre as instituições.

*Com informações da Agência Fapesp.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail