Home > Notícias

“Reality show” na web promove competição entre incubadas

Competição oferece divulgação e premia o ganhador com viagem internacional para prospecção de clientes

Por Camila Rodrigues, da PC WORLD

18/07/2007 às 11h04

realityshow_70.jpg
Foto:

Competição oferece divulgação e premia o ganhador com viagem internacional para prospecção de clientes

realityshow_100Nove incubadas brasileiras participam do programa online Empreender é Show, criado pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) para divulgar o cotidiano deste tipo de empresa.

As empresas BCS Tecnologia, B2ML Sistemas, BioLogicus Medicina Natural, Consulti Tecnologia da Evolução, Favela Receptiva, Hollos Consultoria, Kognitus, Nutribox e TV Bus estão competindo desde fevereiro de 2007, quando foi lançada a página “Empreender é Show – a aventura de uma geração inovadora”.

Na época, 45 companhias que estavam em processo de incubação há pelo menos seis meses inscreveram suas histórias para a primeira edição.

Para isso, tiveram de enviar um vídeo de apresentação que convencesse de que ela deveria ser selecionada e preencher uma ficha de inscrição com informações como histórico, nome dos sócios e produtos que comercializavam, além de dados da incubadora, da assessoria de imprensa e do "padrinho" da empresa.

Segundo o Coordenador de Comunicação da Anprotec Márcio Caetano, este "padrinho" é a figura que auxilia tecnicamente durante a competição. “Nas próximas edições, é possível que o Programa amplie a participação a empresas que já saíram do processo de incubação”, afirma.

As incubadas aprovadas competirão até 20 de setembro, mediante a realização de diversas tarefas. A Missão I foi preparar a área de comunicação das empresas com a inserção de conteúdos do site.

Já a Missão II, cujo resultado foi publicado nesta quarta-feira (18/07),  previa a preparação de um Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Comercial (EVTE) sobre um de seus produtos. Ou seja, identificar as oportunidades, clientes e potenciais investidores. A Biologicus foi a vencedora desta etapa (veja a página abaixo):

Os resultados - apresentados em vídeo publicado na página do programa - são submetidas a um julgamento técnico e a votação do público da internet. A primeira missão recebeu 700 votos; a segunda, 1040. No total, as participantes terão de executar cinco missões.

“Os vídeos de apresentação e missões são produzidos pela equipe da Anprotec. Entretanto, os vídeos de apresentação inicial da empresa e o resumo das missões são produzidos pelos próprios participantes, conforme orientação e condições pré-estipuladas”, explica o coordenador de comunicação. Para a apresentação no programa, na fase de seleção, a apresentação deveria ter um minuto e, no caso da Missão II, foi solicitado um vídeo de no máximo três minutos.

A incubada que vencer o programa ganhará uma viagem internacional para prospecção de negócios e um ano de anúncios em uma revista do setor, a Locus. O segundo colocado vai ganhar um notebook e seis meses de anúncios gratuitos na mesma publicação. A premiação se dará no Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, em setembro.

Interessados em participar da edição 2008 do programa, devem ficar atento às inscrições, que devem ser abertas entre novembro e dezembro deste ano, no site da Anprotec.

:: Confira mais reportagens, dicas e notícias no Infocenter de Pequenas Empresas

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail