Home > Notícias

Mercado mundial de PCs cresce 12,5% no 2º trimestre, diz IDC

Relatório registra 58,8 milhões de PCs vendidos no período. HP permanece em primeiro lugar, com alta de 36,5% das vendas

Por Ben Ames para o IDG Now!*

19/07/2007 às 11h21

Foto:

Relatório registra 58,8 milhões de PCs vendidos no período. HP permanece em primeiro lugar, com alta de 36,5% das vendas

O mercado mundial de desktops registrou a venda de 58,8 milhões de unidades no segundo trimestre deste ano, o que mostra um crescimento de 12,5% em relação ao mesmo período do ano passado, informou a consultoria IDC nesta quarta-feira (18/07).

No comparativo com o segundo trimestre de 2006, a Dell sofreu uma queda de 4,9% nas vendas. Já a rival Hewlett-Packard Co. (HP) consolidou sua posição na liderança do setor, apresentando um salto de 36,5% no período.

Outro relatório referente ao mercado global de PCs, também divulgado hoje pela consultoria Gartner Inc., mostra que o segmento comercializou 61,1 milhões de unidades no segundo trimestre, apresentando uma alta de 11,7% em relação ao segundo trimestre do ano passado. No mesmo período, segundo o Gartner, as vendas da Dell caíram 5,5%, enquanto a HP experimentou um crescimento anual de 36,6%.

Apesar dos resultados contrastantes do último ano, nenhum dos cinco maiores fornecedores de PCs mundiais apresentou grandes mudanças em participação de mercado.

A HP manteve o primeiro lugar em vendas globais de desktops no segundo trimestre com 19,3% de participação, seguida pela Dell, com 16,1% do bolo. A Lenovo, em terceiro, somou 8,3% do mercado, a Acer ficou com 7,2% e a Toshiba com 4,1% de participação segundo a IDC e o Gartner.

Embora esteja em quarto lugar no setor, a Acer ganhou destaque nos relatórios. A companhia aumentou as vendas de PCs em 55,4% no segundo trimestre, enquanto a Lenovo apresentou uma alta de 22,3% em relação ao ano passado. Se o ritmo de vendas continuar, segundo os analistas, a quarta colocada deve ganhar uma posição em breve.

*Ben Ames é editor do IDG News Service em Boston

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail