Home > Notícias

Distribuição de Linux brasileira é destaque no Classmate PC da Intel

Fabricante nacional cria distribuição de Linux que integrará laptop educacional da Intel em testes na Nigéria, Malásia e México

Por Camila Fusco, repórter do Computerworld

20/07/2007 às 11h20

Foto:

Fabricante nacional cria distribuição de Linux que integrará laptop educacional da Intel em testes na Nigéria, Malásia e México

A empresa brasileira de software Metasys poderá ser uma das companhias participantes dos projetos do Classmate PC, desenvolvido pela Intel, também nos mercados internacionais.

Segundo Paulo Maciel, presidente da International Syst, empresa controladora da Metasys, já existem negociações para a companhia fornecer software para o projeto em países como Nigéria, Malásia, Índia e México.

“A idéia é fornecer o software Metasys Classmate, já desenvolvido em Português, Inglês e Espanhol, para os laptops educacionais e também o Metasys Desktop para o notebook do professor”, comenta Paulo Maciel, presidente da International Syst.

Atualmente, no Brasil, os softwares da empresa estão presentes nos 800 laptops educacionais da Intel em operação piloto nos municípios de Palmas (TO) e Piraí (RJ). Segundo Maciel, pelo acordo que a empresa já tem para o projeto local, o software é desenvolvido pela Metasys no Brasil, é testado no laboratório da Intel na China, e volta para o Brasil já embarcado nos equipamentos montados naquele país.

No projeto brasileiro, entretanto, além do sistema operacional, a Metasys também fornecerá o pacote educacional com aplicativos pedagógicos adaptados para cada matéria escolar a partir do segundo semestre deste ano.

De acordo com Maciel, a expectativa é que ao longo dos próximos três ou quatro meses a Intel defina qual será a parceira fornecedora de software para os projetos internacionais. O projeto da Índia é o que está em fase mais avançada de negociação, comenta. “Agora o acerto está dependendo mais do lado governamental”, conclui.

Recentemente a Intel e a organização One Laptop per Child anunciaram acordo para explorar o mercado de notebooks educacionais juntas. Segundo o anúncio divulgado pela fabricante de semicondutores, a Intel fará parte do conselho da organização criada e gerenciada pelo  pesquisador Nicholas Negroponte.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail