Home > Notícias

Elimine arquivos MP3 duplicados e organize sua discoteca

Utilitários gratuitos vão deixar sua coleção de músicas em forma e ajudar a encontrar sua canções prediletas facilmente

Por Redação da PC WORLD

23/07/2007 às 16h19

mp3_70.jpg
Foto:

Utilitários gratuitos vão deixar sua coleção de músicas em forma e ajudar a encontrar sua canções prediletas facilmente

mp3_150Com um número cada vez maior de serviços de compartilhamento (P2P) de arquivos disponíveis na web ficou fácil baixar músicas e com isso, a biblioteca de canções só tende a crescer.

Sem uma organização, por menor que seja, localizar uma determinada canção entre centenas, senão milhares, de arquivos pode ser um trabalho complicado.

O melhor a fazer é criar uma estrutura que faça sentido para o usuário. Uma sugestão poderia ser organizar as músicas por gênero, cantor ou banda, nome do álbum e, por fim, nome da canção.

Mais destaques de PC WORLD:

Mas o usuário pode escolher a que melhor se adequar às suas necessidades. Dá trabalho criar essa estrutura. Mas o tempo e a localização futura de músicas vão mostrar que esta é a melhor coisa a ser feita, pode acreditar.

Porém, quem já possui um bom número de faixas MP3 sem nenhum tipo de organização, terá um grande trabalho pela frente. Mas saiba que é possível fazer isso sem gastar nada.

Acabe com duplicidade
É muito provável que exista mais de uma cópia de uma determinada canção em seu HD.

Por impulso, ao navegar pelos sites P2P, seleciona-se as músicas que nos agradam sem nos preocuparmos se ela já foi baixada anteriormente.

Para resolver esse problema, é possível utilizar o shareware (porém gratuito durante 30 dias na versão Trial) EF Duplicate MP3 Finder (em inglês, mas muito fácil de usar). Uma vez instalado, é necessário ‘configurar’ o aplicativo para que ele faça a busca de acordo com os parâmetros desejados.

mp3finder400++++

Isso implica informar o software onde suas músicas estão armazenadas e grau de precisão com a qual se quer ele identificas as possíveis duplicidades.

No momento da busca, o EF Duplicate MP3 Finder analisa em primeiro lugar os atributo mais óbvios, como nomes do artista e da música. Seus desenvolvedores, porém, pensaram mais além e incluíram a análise de tags existentes nas faixas MP3.

Essa análise é extremamente útil; como não existe um padrão que os usuários utilizam para nomear seus arquivos de áudio, os nomes dados a faixas idênticas podem variar significativamente. O software suporta os formatos MP3, Ogg/Vorbis, FLAC e WMA.

.: Clique aqui para baixar o EF Duplicate MP3 Finder

Deixa a ‘discoteca’ em ordem
Agora que você já sabe que sua coleção de músicas não possui arquivos duplicados, é hora de arrumar a casa.

Uma boa forma de fazer isso é utilizar o MediaMonkey, também em versão freeware. Este excelente organizador oferece um grande número de funcionalidade tais como reprodução, ripagem, sincronia com iPod e outros tocadores MP3 e um editor de tags – que vai ser muito útil na organização de suas canções.mediamonkey400

Uma das principais vantagens do MediaMonkey é permitir visualizar sua biblioteca de áudio de diversas formas, a partir dos tags utilizados; com certeza tornando o processo de localização de faixas muito mais simples.

.: Clique aqui para baixar o MediaMonkey

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail