Home > Notícias

China encerra esquema de pirataria de software com ajuda do FBI

Operações na China e nos Estados Unidos encerram o maior esquema de pirataria de software no mundo, com 290 mil CDs confiscados

Por Jeremy Kirk, para o IDG Now!*

24/07/2007 às 15h01

Foto:

Operações na China e nos Estados Unidos encerram o maior esquema de pirataria de software no mundo, com 290 mil CDs confiscados

Uma série de batidas e prisões, realizadas durante as duas últimas semanas na China, encerram as atividades de um dos maiores esquemas de pirataria do mundo.

De acordo com o FBI, o grupo na província de Guangdong, no Sul da China, produzia cópias fraudulentas de softwares da Microsoft Corp. e da Symantec Corp.

Na China, cerca de 290 mil discos foram apreendidos e avaliados em 500 milhões de dólares, outros dispositivos apreendidos foram avaliados em sete milhões de dólares. Nos Estados Unidos, foram confiscados dois milhões de dólares em programas falsificados e 700 mil em outros dispositivos.

Em uma das batidas, o falsificador Ma Ke Pei foi preso com outras dez pessoas com conexão a softwares falsos da Symantec. Ma foi acusado em 2003, nos Estados Unidos, por violações de direitos relacionadas a softwares da Microsoft, mas fugiu para a China.

Outras ações se concentraram na região de Shenzhen, onde cerca de 70% dos produtos falsificados eram embarcados para os Estados Unidos. Seis linhas de produção foram desmanchadas e 47 mil CD’s confiscados.

De acordo com David Finn, conselheiro mundial anti-piratatia da Microsoft, nunca foi vista uma operação como esta. “Acredito que isso trará um impacto notável no volume de softwares piratas no mercado.”

*Jeremy Kirk é editor do IDG News Service em Londres

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail