Home > Notícias

Enquanto Windows Vista ganha usuários, Mac OS X continua estável

De 0,18% da fatia de mercado em janeiro a 6% em junho, Vista pode ultrapassar os 6,22% do Mac OS X no final de agosto

Por Gregg Keizer, para o IDG Now!*

24/07/2007 às 11h48

Foto:

De 0,18% da fatia de mercado em janeiro a 6% em junho, Vista pode ultrapassar os 6,22% do Mac OS X no final de agosto

Enquanto a fatia de usuários do Windows Vista está crescendo mês a mês, o rival Mac OS X, mostrou pouco crescimento desde janeiro, revelou a Net Applications nesta segunda-feira (23/07).

Em junho, o Windows Vista estava em 4,52% de todos os computadores conectados aos sites de clientes da Net Applications. No mês de lançamento, em janeiro, o número era 0,18%, e seu uso cresce a cada mês. Em janeiro, ele alcançou 0,93%, chegando ao seu pico em maio, com 6,46% - apesar de ter caído para 6% em junho.

Se a tendência do Vista continuar, o sistema operacional deve ultrapassar o uso do Mac OS X na web no final de agosto.

:: Linux, Mac OS ou Windows? Conheça as vantagens e desvantagens de cada um
:: Deixa a interface do Windows com a cara do Mac OS

As mudanças do Mac OS X, que rodava em processadores PowerPC, para a edição que roda nas CPUs com Intel, tem sido constante, mas de acordo com dados da Net Applications, a Apple não está fazendo novas transformações para o Mac.

Em janeiro, por exemplo, a versão PowerPC do Mac OS X possuía 4,34% das máquinas utilizando-a enquanto a versão da Intel contabilizava apenas 1,88%. Em junho, embora a edição para PowerPC tenha mantido a liderança, houve uma mudança considerável: 3,52% de fatia para esta edição e 2,48% para a da Intel.

O crescimento do Vista afetou o Windows XP e o Windows 2000, que têm caído desde janeiro. O Windows XP contabilizava 85,02% de todas as máquinas nesse mês, mas em junho caiu para 81,94%. O total do Windows permaneceu estável, entre 90,01% e 90,46% durante os seis primeiros meses do ano.

*Gregg Keizer é editor do Computerworld em Framingham

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail