Home > Notícias

Mozilla pode criar uma organização separada para o Thunderbird

A CEO da Mozilla Corp., Mitchell Baker, propõe em seu blog três modelos para a possível organização independente do Thunderbird

Por John Blau, para o IDG Now!*

26/07/2007 às 14h44

Foto:

A CEO da Mozilla Corp., Mitchell Baker, propõe em seu blog três modelos para a possível organização independente do Thunderbird

Segundo um post de Mitchell Baker, Chief Executive Officer (CEO) da Mozilla Corp., a fundação pode criar uma organização separada para a aplicação de e-mail Thunderbird.

Baker afirma que os esforços com o Thunderbird são “diminuídos” pela energia gasta com o Firefox. “A Mozilla não mantém foco no Thunderbird como fazemos com o Firefox e não esperamos que isso mude no futuro” afirma.

Contudo, há mais do que estrutura organizacional em jogo. Os e-mails baseados em internet como o Gmail, ganham sofisticação e número de usuários, uma aplicação como o Thunderbird que amarra o acesso de uma conta a um único computador, precisa oferecer mais para competir. Em seu blog, Baker insinuou que é preciso criar uma “nova visão de correio”.

A CEO sugeriu três diferentes opções para uma nova estrutura do Thunderbird. Uma delas poderia ser uma nova organização sem fins lucrativos, aos moldes da Fundação Mozilla. Esse modelo gera maior independência, mas também requer que bons membros sejam encontrados.

Outra opção é criar uma subsidiária da fundação. Nessa modalidade a equipe continuaria envolvida, contudo, o Thunderbird poderia continuar menos flexível.

A terceira medida seria converter o programa de e-mail em um projeto de comunidade, com uma pequena empresa de serviços de suporte. “Pode ser mais eficiente que uma subsidiária da Mozilla”, diz Baker.

*John Blau é editor do IDG News Service, em Dusseldorf

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail