Home > Notícias

BBC lança player de vídeo para distribuir conteúdos na internet

Software iPlayer permite que os britânicos busquem e baixem programas da BBC, podendo assistí-los por um período limitado

Por Jeremy Kirk para o IDG Now!*

27/07/2007 às 14h03

Foto:

Software iPlayer permite que os britânicos busquem e baixem programas da BBC, podendo assistí-los por um período limitado

A BBC lançou uma versão beta de seu próprio software para exibição de vídeos online, na expectativa de atrair o público jovem que tem consumido cada vez mais conteúdos do grupo de mídia britânico na web.

Chamado iPlayer, o software permite que as pessoas busquem e baixem programas da BBC, podendo assistí-los por um período limitado. O conceito é conhecido como "on-demand viewing". Posteriormente, a BBC exibirá seus programas via streaming em tempo real, simultaneamente à programação da emissora.

O serviço não será restrito à BBC Worldwide do Reino Unido. Em 2008, o grupo espera lançar uma versão comercial do iPlayer nos Estados Unidos e na Austrália. Nestes países, os internautas poderão escolher entre assistir vídeos com publicidade, gratuitamente, ou pagar pelos vídeos sem anunciantes.

No modelo atual, o iPlayer permitirá que o britânicos assistam, gratuitamente e sem publicidade, a alguns programas da BBC que foram exibidos pela emissora na semana anterior. Após o download do conteúdo, eles têm 30 dias para acessar o programa antes que ele seja apagado automaticamente.

A versão atual do iPlayer roda somente no sistema operacional Windows XP da Microsoft, o que gerou uma série de críticas dos cidadãos britânicos, que financiam as operações da rede por meio do pagamento de impostos. Os usuários também terão de possuir o tocador da Microsoft, Windows Media Player.

O Open Source Consortium, grupo de 80 pessoas dedicado ao desenvolvimento de softwares de código aberto, fez reclamações junto aos órgãos reguladores britânicos sobre as limitações do iPlayer. Segundo o grupo, a versão exclui 25% dos usuários de computadores do Reino Unido.

A BBC informou que planeja lançar versões do iPlayer compatíveis com o Mac OS X, da Apple, e o Windows Vista, até o final do ano. Um porta-voz da rede não confirmou, entretanto, o desenvolvimento para Linux.

O grupo de mídia ainda planeja criar versões do tocador para celulates e outras plataformas, como parte de sua estratégia chamada "Creative Future" de distribuição de conteúdo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail