Home > Dicas

Saiba como gerenciar suas contas de e-mail com o Thunderbird 2

Cliente de e-mails da Mozilla, oferece uma grande quantidade add-ons e várias opções de segurança

Por Redação do IDG Now!, com a colaboração de Cauã Taborda

27/07/2007 às 11h17

Foto:

Cliente de e-mails da Mozilla, oferece uma grande quantidade add-ons e várias opções de segurança 

thunderbird100Para quem possui muitas contas de e-mail, um gerenciador pode quebrar muitos galhos. Quem já não perdeu alguma reunião, festa ou mesmo proposta de emprego por não ficar atento à “caixa de entrada”?

Administrar todas suas contas por um mesmo software pode ser muito útil, e o melhor, gratuito.

Muitos programas “à la Outlook Express”, gerenciador de e-mails da Microsoft que acompanha o Internet Explorer, circulam no mercado. Dentre os concorrentes do Outlook, destaca-se o Thunderbird 2, gerenciador de código aberto da Mozilla, responsável pelo browser Firefox.

Além de gerenciar múltiplas contas, oferecer suporte a RSS, a podcasts e conter uma grande variedade de add-ons (recursos adicionais) o Thunderbird 2 oferece boas opções de segurança.

Segurança
Assim como no Outlook, as mensagens são executadas automaticamente, caso a opção de visualização esteja habilitada. Executar e-mails automaticamente pode facilitar a contaminação da máquina por vírus.

Para amenizar esse problema o Thunderbird conta com um recurso que não carrega as imagens da mensagem, ao menos que o usuário as autorize.

Um sistema de reconhecimento de spam e phishing alerta o usuário. Os e-mails identificados como spams podem ser direcionados para a lixeira, para a pasta “spam” ou outra pasta escolhida pelo usuário. Assim como em todos os programas anti-spam, mensagens podem ser selecionadas de maneira equivocada. É importante checar os remetentes antes de excluí-las.

Para os que enviam informações confidencias, um sistema de criptografia automática está incluso na versão 2.0 do programa.

Todas as opções de segurança podem ser alteradas. Basta clicar no menu “Ferramentas” e em seguida em “Privacidade”.++++
thunderbird100Administrando mensagens
Para quem possui um grande volume de correio, tendo necessidade de arquivá-lo e realizar consultas com freqüência, um sistema similar a um “marca textos” pode ajudar no processo.

Os marcadores do Thunderbird relacionam cores a classificações de e-mail. Por exemplo, e-mails de trabalho têm a cor verde, de amigos a cor azul, curiosidades são amarelas e assim por diante. Os marcadores e suas cores podem ser personalizados, tudo para atender ao gosto e às necessidades do usuário.

A ferramenta de localização de mensagens é um outro importante recurso, bem como a criação de pastas e pesquisa no catálogo de endereços. Há também a localização de palavras na mensagem, assim como no Firefox.

Personalização
Assim como no Firefox, a Mozilla oferece vários add-ons para o Thunderbird. O Reminder é um recurso parecido com o “Calendário” do Outlook. O aplicativo fornece um sistema de aviso de compromissos, evitando que sejam esquecidos aniversários ou tarefas importantes.

Outros recursos como dicionários, recursos para contatos e até sincronia com iTunes podem ser encontrados na página de add-ons.

Uma outra característica interessante, comum a aplicativos de código aberto é a adição de “temas”. Uma grande quantidade de adaptações visuais pode ser escolhida. É possível tornar seu Thunderbird igual ao LiveMail, por exemplo.

Suporte
Assim como outros programas da Mozilla, o Thunderbird conta com uma boa central de ajuda em português. É possível tirar dúvidas sobre as funções e configurações do gerenciador.

Há ainda o fórum, as comunidades e listas de discussão sobre o programa.

“Passo-a-passo” para configurar contas do: Hotmail, Gmail, Yahoo! Mail, Orolix, Uol, Terra, BrTurbo, Globo, iBest, IG, BOL, POP, Click21 e leitor RSS.

.: Clique aqui e baixe o Thunderbird 2 em português.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail