Home > Notícias

Ataques em sistemas de mensagens instantâneas crescem 78% este ano

Segundo relatório da Akomix já foram registrados 226 ataques a redes de mensagens instantânes em 2007, 78% a mais que em 2006

Por John Fontana, para o IDG Now!*

30/07/2007 às 11h53

Foto:

Segundo relatório da Akomix já foram registrados 226 ataques a redes de mensagens instantânes em 2007, 78% a mais que em 2006

Ataques com códigos maliciosos em redes de mensagens instantâneas (IM, sigla em inglês) crescem 78% em relação a 2006, segundo novo levantamento da Akonix.

Em julho foram identificados 20 ataques com códigos maliciosos em redes de mensagens instantâneas, segundo o levantamento da empresa. O número total de ameaças em 2007 até agora é de 226, o que representa um aumento de 78% em relação ao último ano.

Ataques em redes peer-to-peer (P2P) tiveram um aumento de 357% em julho, em comparação com o mesmo período de 2006.

Os códigos utilizados nos ataques eram novos ou variantes, detectados pelo IM Security Center da Akonix, em parceria com seus clientes e outras empresas de comunicadores.

Entre os novos worms foram encontrados o Exploit-YIMCAM, Hupigon-SJ, InsideChatSpy, SpyPal, StealthChatMon, Svich e o YahooSpyMon.

Segundo Don Montgomery, vice-presidente de marketing da Akonix, os ataques tradicionais fornecem uma URL ao usuário - se o link for clicado um malware é instalado na máquina.

Foram identificados ataques onde um Trojan é instalado especificamente para monitorar determinados bancos, instalando um keylogger para furtar as senhas do computador.

*John Fontana é editor da Network World em Framingham

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail