Home > Notícias

Indústria de notebooks enfrenta baixo estoque de componentes

Recall de baterias e explosão nas vendas de MP3 players e TVs de LCD prejudicam setor de portáteis, que prevê menos promoções

Por Dan Nystedt, para o IDG Now!*

01/08/2007 às 14h53

Foto:

Recall de baterias e explosão nas vendas de MP3 players e TVs de LCD prejudicam setor de portáteis, que prevê menos promoções

A alta demanda e um grande recall de baterias estão causando falta de componentes essenciais para a indústria de notebooks, afirmaram analistas e companhias.

O grande problemas para os usuários será a diminuição nas promoções com notebook
a partir dos próximos cinco meses já que fabricantes de PCs estão pagando mais por componentes e têm que repassar os custos maiores para a cadeia de distribuição, o que acarreta em preços maiores ou diminuições em promoções.

O que normalmente acontece durante uma falta de componentes é que vendedores de PC ajustarão a fabricação do notebook para economizar no processo e garantir um preço acessível para usuários. Ao usar menos memória DRAM no laptop, o fabricante reduz o custo para compensar com uma bateria de maior autonomia.

Desta vez, contudo, o caso é um pouco diferente por que já falta de componentes
essenciais.

A demanda por novos notebooks é muito maior que o prometido até agora, e companhias estão se esforçando para manter o ritmo. Ao mesmo tempo, a indústria está tentando que enfrentar faltas de componentes provocadas por outros fatores.

"Acreditamos que as vendas de laptops no terceiro trimestre poderiam ser melhores que nossa previsão desde que o estoque de componentes seja suficiente", escreveu Henry King, analista da Goldman Sachs em relatório divulgado nesta terça-feira (01/08).

Goldman aumentou sua previsão de vendas de notebooks de 2007 de 76,2 milhões para 77,9 milhões.

Entre os componentes em falta, fabricantes estão enfrentando problemas em comprar painéis LCD, baterias e discos rígidos.

A carga de LCDs sofreu pela explosão na venda de TVs de LCD, enquanto o estoque
de HDs diminuiu pelo aumento na venda de tocadores e MP3.

O recall de cerca de 10 milhões de baterias de notebooks da Sony manteve este componente em falta desde o último ano, de acordo com uma porta-voz da Simplo Technology, de Taiwan, a maioria fabricante independente de baterias para notebooks no mundo.

*Dan Nystedt é editor do IDG Nes Service, em Taipei.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail