Home > Notícias

Backup no celular: mantenha seus contatos a salvo na internet

Maioria das operadoras oferece serviços que permitem manter um backup sempre atualizado dos contatos do celular na rede

Por Daniela Moreira, repórter do IDG Now!

02/08/2007 às 12h05

arquivos_celular_70.jpg
Foto:

Maioria das operadoras oferece serviços que permitem manter um backup sempre atualizado dos contatos do celular na rede

arqcel100Desde que o celular se tornou popular, anotar telefones na velha agenda de papel virou coisa do passado. Há quem ainda utilize os programas de agenda do computador, mas não há como negar que é uma tremenda dor de cabeça perder ou ter o celular roubado.

A menos que você tenha um smartphone, capaz de fazer a sincronia com programas de agenda como o Outlook, será preciso recadastrá-los um a um no novo aparelho - supondo que você tem os números armazenados em um algum outro lugar -, certo?

Não necessariamente. A maior parte das operadoras celulares - Claro, Oi, Telemig, TIM e Vivo - oferecem serviços de backup para os seus clientes. Por valores acessíveis, é possível manter sua agenda a salvo na web e recarregá-la de volta para um novo aparelho caso você seja roubado, perca o seu aparelho ou mesmo resolva trocar de chip.

Os serviços permitem manter o backup atualizado, salvando inclusões, alterações e exclusões nos contatos. Alguns permitem inclusive agendar checagens periódicas e sincronizações automáticas.

Confira as opções de serviços oferecidas por cada uma das operadoras:

Claro
O Claro Contatos é o aplicativo para backup e sincronização da agenda do Claro Chip. O serviço de backup funciona em qualquer aparelho do portfólio da operadora, desde que possua o Claro Chip de 64KB (kilobytes). Com o Claro Contatos, o cliente pode realizar inclusões e exclusões de contatos pela web, imprimir sua lista de contatos diretamente da internet, e, principalmente, restaurar contatos em caso de perda, roubo ou danificação do Claro Chip.

Para começar a utilizar o Claro Contatos, basta o cliente fazer seu cadastro no site do Claro Idéias. A partir daí, o serviço estará disponível pela web ou pelo celular e todas as alterações feitas podem ser sincronizadas entre as duas interfaces.

A primeira sincronização custa 4 reais e as demais saem por 50 centavos de real cada. O Claro Contatos, no celular, fica dentro do Menu Claro e permite que o usuário sincronize a agenda do seu Claro Chip com a interface web e programe o Claro Chip para checagens periódicas de modificações na agenda e sincronizações automáticas, entre outras funções.++++
arqcel100Oi
O serviço pode ser acessado pelo menu Mundo Oi. Em seguida, basta clicar em Serviços Oi, selecionando Oi Agenda e depois Atualizar. O serviço é válido para clientes Oi Chip 128KB - clientes com chips anteriores podem efetuar a troca em uma loja Oi.

O acesso também pode ser feito através do site www.oi.com.br/oiagenda. Na página Gerenciar Contatos o usuário pode adicionar, editar ou excluir contatos.

Em caso de perda ou roubo do aparelho, o cliente pode fazer a sincronia pelo novo
chip ou acessar a agenda pela web. O serviço Oi Agenda custa 2,49 reais para cada vez que os contatos forem salvos, atualizados ou recuperados com sucesso.

> Saiba mais

Telemig
O serviço Agenda Backup, da Telemig, permite armazenar os contatos gravados no chip do celular em um banco de dados da Telemig Celular. O serviço é oferecido no modelo de assinatura, pelo preço de 2,50 reais por mês.

> Saiba mais

TIM
Para ativar o TIM Agenda, basta acessar o menu Serviços TIM do aparelho e selecionar TIM Agenda. Assim, os contatos do TIMChip serão salvos na web. Também é possível configurar a periodicidade de atualização do backup da agenda.

O TIM Agenda está disponível para clientes de planos pré e pós-pagos que possuam TIMChip de 128KB. O serviço custa 3,99 reais mais tributos pela primeira sincronização.

O mesmo valor é cobrado para restaurar a agenda. As atualizações posteriores, independente do número de contatos que forem modificados, custarão 49 centavos de real, mais impostos.

> Saiba mais

Vivo
A Vivo oferece o serviço Vivo Agenda para backup dos contatos no celular. A transferência é feita por um aplicativo que pode ser baixado pelo Vivo Downloads por 1,99 real (por 30 dias de uso) para sincronizar os dados da agenda e armazená-los em um servidor seguro da operadora.

Caso o usuário adquira um novo aparelho ou perca o equipamento, pode baixar os contatos para o novo celular, bastando baixar o aplicativo e sincronizar com o servidor.

O tráfego de dados é cobrado na mesma tarifação do Wap – 4 centavos de real por KB trafegado para os clientes Vivo Pós e 5 centavos de real por KB para usuários Vivo Pré. Por enquanto, o serviços só está disponível para clientes CDMA, para uma lista de aparelhos compatíveis (confira aqui).

> Saiba mais

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail