Home > Notícias

Música digital cresce em 2007 impulsionada por redes sociais, diz estudo

Digital Music Survey 2007, da Entertainment Media Research, aponta que 76% dos usuários se expressam por músicas dentro de seus perfis

Por Redação do IDG Now!

02/08/2007 às 14h21

Foto:

Digital Music Survey 2007, da Entertainment Media Research, aponta que 76% dos usuários se expressam por músicas dentro de seus perfis

Mesmo com o impacto do início da venda de canções sem tecnologia DRM pelo iTunes, a grande impulsão para o mercado de músicas digitais em junho foram as redes sociais.

A afirmação é a linha de condução do estudo Digital Music Survey 2007, divulgado pela Entertainment Media Research nesta semana, feito online com mais de 1.700 usuários britânicos no mês de junho.

Junto ao crescimento do papel das redes sociais no setor, o estudo aponta que o download ilegal de canções atingiu seu nível mais alto da história, após seguidas quedas provocadas pelas ações de repreensão conduzidas por entidades como a RIAA.

Segundo o estudo, os usuários estão menos preocupados com possíveis problemas legais pelo download gratuito de músicas, o faz com que o download por redes torrent ou P2P cresçam mais aceleradamente que por lojas online, como iTunes, da Apple, e Rapsodhy, da RealNetworks.

O YouTube lidera o crescimento entre as redes sociais focadas em multimídia, crescendo de 17% para 53% de apelo entre os britânicos. Logo atrás bem o MySpace, considerado o endereço mais importante para encontrar música para jovens, com participação de 55% entre o público, enquanto o Facebook chega a 24%.

Integrar músicas no perfil representa humor e gosto musical para 76% dos usuários, enquanto 27% descobrem regularmente músicas que vêem a gostar nos perfis de outros usuários de redes sociais.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail