Home > Dicas

Sabe o que é um notebook RB ou ‘refurbished’?

É o nome dado a produtos recondicionados pelas fabricantes, mais baratos e com período de garantia mais curto

Por Camila Rodrigues, da PC WORLD

02/08/2007 às 10h21

Foto:

É o nome dado a produtos recondicionados pelas fabricantes, mais baratos e com período de garantia mais curto

Um comprador caminha pelos corredores de um shopping de eletrônicos em busca de um notebook. Eis que o modelo de sua preferência exposto por um preço mais baixo chama a sua atenção e ele pára para saber mais informações. O vendedor, honestamente (o que nem sempre acontece) revela que o modelo é um RB. “O que é isso?”, questiona o comprador.

A sigla vem da palavra inglesa Refurbished, e é utilizada para denominar equipamentos recondicionados pela própria fabricante, e voltam ao mercado por preços até 30% mais baixos.

Até aí, não há problema nenhum, já que muitos usuários demonstram satisfação com produtos desta modalidade em fóruns, mas tudo deve estar explícito. O consumidor deve, no entanto, tomar cuidado quando no momento da compra desconfiar de preços muito vantajosos.

Para ajudar o comprador citado no início, PC WORLD procurou fabricantes de notebook para falarem sobre o tema e, no Brasil, somente a HP se pronunciou. A Ez-Go, LG e Positivo disseram não oferecer este tipo de produto.

A HP explica que, em seu caso, os remanufaturados são desktops e notebooks usados que passaram por um processo de revisão quanto à sua condição funcional e aparência.

Eles são identificáveis por meio de etiquetas anexadas à embalagem, ao próprio produto e à nota fiscal. No caso dos notebooks, este selo costuma fica na parte inferior do equipamento; nos desktops, na lateral do desktop.

À primeira vista, parece um selo de identificação comum. A diferença é que existe, antes do  código de barras, uma letra "R".

Garantia menor
Segundo a HP, os produtos passam por um processo rígido de inspeção, diagnóstico e reparação atendendo a requisitos técnicos equivalentes ao de um equipamento novo.

A fim de recuperá-lo totalmente, partes ou dispositivos são substituídos e a imagem do software original do equipamento é instalada. O processo é executado pela própria HP ou por empresas especializadas de serviços técnicos homologadas pela fabricante.

Apesar disso, os equipamentos RB não têm mais garantia de fábrica e, quando oferecida, é dada pela loja que os comercializa. No caso dos notebooks, o período coberto varia de seis meses a 1 ano. Verifique antes de comprar.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail