Home > Notícias

Intel libera overclocking em novo processador

O modelo Core 2 Duo Extreme QX6830, lançado no mês passado, está tecnicamente preparado para ser turbinado, mas o risco da operação é do usuário

Por Nando Rodrigues, da PC WORLD

03/08/2007 às 16h21

velocidade70.jpg
Foto:

O modelo Core 2 Duo Extreme QX6830, lançado no mês passado, está tecnicamente preparado para ser turbinado, mas o risco da operação é do usuário

Atualizada às 16h40

overclocking - 100x120Fazer overclocking em processadores sempre foi uma forma que os usuários encontraram para, digamos, tirar uma performance maior do que aquela para a qual o chip foi projetado.

Desencorajado pelos fabricantes em função do risco de danificar permanentemente o componente, o overclocking é, pela primeira vez, autorizado por quem produz o chip.

A Intel permitiu que o processo fosse realizado com o processador para desktops Core 2 Duo Extreme QX6830, lançado no mês passado. Ricardo Torres, engenheiro de aplicações da Intel do Brasil, diz que este é o primeiro processador da marca “tecnicamente preparado” para receber overclocking.

“Os usuários estão liberados para fazer os ajustes finos que desejarem para extrair maior capacidade de processamento do processador”, explica.

Riscos envolvidos
O usuário que decidir turbinar do Core 2 Duo Extreme QX6830, porém, deve ficar alerta. Segundo Torres, embora o equipamento permita o overclocking, é preciso saber exatamente como fazê-lo e até que ponto é possível prosseguir com o procedimento.

Ainda que liberado pela Intel, o risco continua sendo por conta do usuário. “Se o processador for danificado por causa do overclocking, ele perderá a garantia”, afirma Torres.

Até o final do ano, a Intel deve lançar processadores da família Core 2 Duo Extreme também para notebooks.

Leia também
:: Notebook tem lugar fixo em casa para 64% de seus usuários no País

:: Para Intel, mercado brasileiro de PCs é sofisticado

:: Brasil deve ser o 3º no ranking mundial de PCs em 2007, diz Intel

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail