Home > Notícias

Brasil é o quinto no mundo em leitores de blog, diz pesquisa

Pesquisa sobre Social Media realizada pela Intel mostra que dos 170 milhões de blogueiros do mundo, 5,9 milhões são brasileiros.

Por Nando Rodrigues, da PC WORLD*

04/08/2007 às 19h05

Foto:

Pesquisa sobre Social Media realizada pela Intel mostra que dos 170 milhões de blogueiros do mundo, 5,9 milhões são brasileiros

Embora a penetração da internet no Brasil ainda fique aquém do desejado, os internautas brasileiros se destacam na rede. Uma pesquisa da agência McCann divulgada neste sábado (04/08) pela Intel, mostra que somos 5o maior grupo de leitores de blogs, com 10% mais leitores do que a média mundial.

Realizada entre o final do ano passado e o início de 2007 com 10 mil pessoas (que representam, proporcionalmente, 75% de um total de 532 milhões de usuários web), em 21 países, a pesquisa mostra que o número de internautas europeus ainda é mais do que o dobro do que o número de pessoas com acesso à web em dois dos países mais populosos da América Latina – Brasil e México. Juntas, estas nações contabilizam 30,9 milhões de internautas.

Blogosfera e multimídia

No ranking dos países com o maior número de blogueiros, estimado em 170 milhões de internautas, o Brasil ocupa a terceira posição (5% acima da média mundial, em número absoluto sobre a população com acesso à web), com 5,9 milhões de usuários.

A disseminação de conteúdo multimídia também merece destaque. O País é o 4o no mundo em número de upload de fotos, com uma média de imagens carregadas (23% acima da média mundial).

O interesse dos usuários brasileiros por conteúdo multimídia merece destaque. o Brasil é o 3o país no mundo que mais assiste vídeos na web e o segundo que mais carrega conteúdo multimídia na internet. Ainda na área multimídia, os brasileiros são o 3o no ranking mundial em download de podcasts.

Redes sociais
Não surpreende o grande interesse dos brasileiros por novidades na web, constatados em fenômenos como o Orkut e o YouTube. A pesquisa confirmou que o Brasil, de fato, continua com o maior número de usuários de redes sociais, com o México na segunda posição.

Entretanto, quando o assunto é comunicadores instantâneos (IM), a situação se inverte, com o Brasil ocupando o segundo lugar.

* Colaboraram Daniela Braun, editora do IDGNow! e Alexandre Scaglia, editor do COMPUTERWORLD

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail