Home > Notícias

Editor da Forbes mantém falso blog de Steve Jobs, desmascara jornal

Daniel Lyons, editor-sênior da revista de negócios, é desmascarado como criador do satírico blog supostamente mantido por Steve Jobs

Por Gregg Keizer, para o IDG Now!.

06/08/2007 às 11h53

Foto:

Daniel Lyons, editor-sênior da revista de negócios, é desmascarado como criador do satírico blog supostamente mantido por Steve Jobs

Um repórter do jornal The New York Times desmascarou o homem que se passou como o CEO e fundador da Apple, Steve Jobs, por mais de um ano em um popular blog satírico.

Brad Stone, que cobre ameaças online e e-commerce para o jornal, revelou que o autor de "The Secret Diary of Steve Jobs" é Daniel Lyons, editor-sênior da revista Forbes.

Lyons é lembrado por ter despertado a fúria da blogosfera em um artigo em novembro de 2005 para a Forbes chamado "Ataques dos blogs", em que acusou bloggers anônimos de "cuspirem mentiras, difamações e injúrias".

"Estou surpreso que demorou tanto", afirmou Lyons neste domingo (05/08) quando o repórter o ligou afirmando que havia descoberto seu papel como Fake Steve Jobs (FSJ).
"Não sou nem tão bom em manter segredos. Tenho esperado por esta ligação há meses", teria afirmado Lyons na edição desta segunda-feira (06/08) para o jornal.

Tentativas anteriores de descobrir o nome real do Steve Jobs falso incluíam o próprio Jobs, o colunista de tecnologia do jornal Chicago Sun-Times, Andy Ihnatko, e diversos outros blogueiros, como Owen Thomas, que escreve o blog sobre fofocas no Vale do Silício, Valleywag.

Como resposta, FSJ publicou um post no seu blog no domingo em que afirmava ter sigo pego, confirmando sua real identidade. Mesmo neste texto, porém, Lyons manteve o personagem, e omitiu seu nome. "Meu disfarce foi descoberto”, escreveu.

Muitos dos leais leitores de FSJ não ficaram impressionados pela investigação de Stone, e consideraram a revelação algo como o vazamento do final do último livro de Harry Potter para alguém que ainda não havia lido nenhum livro da série de ficção.

"Obrigado por arruinar algo tão bom. Espero que você esteja feliz", escreveu um usuário identificado como Todd nos comentários do post de Stone no blog "bits", do The New York Times.

"Você acaba de arruinar minha vida. Obrigado", acrescentou James.

O popular blog mantido por Lyons se mudará para o site da Forbes nas próximas semanas, ainda que, até agora, apenas FSJ tenha confirmado esta informação.

*Gregg Keizer é editor da ComputerWorld, em Framingham.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail