Home > Dicas

Como não carregar processos desnecessários no Windows

Eles começam a rodar quando sistema é iniciado e acabam por prejudicar a performance do sistema

Por Redação de PC WORLD (EUA)

06/08/2007 às 14h45

ajuste_windows_70.jpg
Foto:

Eles começam a rodar quando sistema é iniciado e acabam por prejudicar a performance do sistema

ajuste_windows150Ao ligar o PC muitos utilitários e processos são iniciados e rodam independentemente do conhecimento dos usuários. Alguns são realmente necessários, tais como o firewall e o antivírus que se tem instalado.

Outros, porém, como os programas de sincronismo dos PDAs, também são iniciados durante a carga do Windows, embora não sejam imprescindíveis. Apesar disso, consomem recursos do computador, como memória e CPU, e o resultado disso é um sistema mais lento.

A maneira mais fácil de evitar a carga automática dos aplicativos desnecessários no startup do Windows é com o utilitário Configuração do Sistema. Clique em Iniciar, Executar (no Vista, clique em Iniciar). Depois, digite msconfig e clique no botão OK.

Selecione a aba Iniciar para verificar os programas que são rodados durante a carga do Windows.

Deixe selecionados apenas aqueles que são necessários (figura abaixo). Clique em Aplicar.

ajuste_windows400

Depois, selecione a aba Serviços para exibir todos o serviços que rodam na carga do sistema operacional. Mas atenção: pense duas vezes antes de retirar algum serviço desta relação –alguns são importantes para que hardware e outros aplicativos possam funcionar adequadamente.

Em caso de dúvida sobre a importância real de algum serviço ou programa, antes de removê-la do startup, consulte a Process Library (em inglês). Nela é possível encontrar informações sobre milhares de processos e serviços do Windows, além de descrições sobre bibliotecas DLL.

:: Para mais dicas sobre o Windows, visite nosso Infocenter.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail