Home > Notícias

Nokia fecha acordo para usar DRM da Microsoft em seus celulares

Fabricante finlandesa fecha acordo com MS para usar DRM PlayReady em sua plataforma de celulares S60 e S40, junto a seu próprio DRM

Por John Blau, do IDG News Service, para o IDG Now!*

06/08/2007 às 12h06

Foto:

Fabricante finlandesa fecha acordo com MS para usar DRM PlayReady em sua plataforma de celulares S60 e S40, junto a seu próprio DRM

A Nokia concordou em usar a tecnologia DRM PlayReady, da Microsoft, em seus telefones celulares, dando a fornecedores de conteúdo que usam a proteção uma gama maior de opções para reprodução multimídia.

O acordo estende o conteúdo já protegido oferecido pela Nokia, que usa o DRM Windows Media 10 e OMA DRM, afirmou Steven Knuff, porta-voz da divisão de multimídia da Nokia, nesta segunda-feira (06/08).

A Nokia planeja suportar o PlayReady por diversos aparelhos usando as plataformas S60 e S40 de interação a partir de 2008. A Microsoft lançou seu PlayReady Client Porting Kit no começo do mês.

"É tudo a respeito da escolha", afirmou Knuff. "Caso clientes queiram uma tecnologia de DRM particular, nós a forneceremos".

Elaborada para combater a pirataria, a tecnologia DRM controla os termos pelos quais conteúdo multimídia pode ser copiado ou transferido para outros gadgets.

Alguns críticos, porém, incluindo Steve Jobs, fundador e presidente da Apple, argumentam que o DRM é complexo para implementar e pode inadvertidamente impedir execuções de canções no aparelhos que o usuário queira.

A Nokia afirmou que está bancando o PlayReady para resolver esta questão. Uma das funções do sistema, segundo Knuff, é a habilidade para permitir que usuários movam conteúdo para reprodução em outros aparelhos.

A tecnologia pode ainda definir restrições quando ao arquivo, como passível de execução, mas não de gravação em CDs.

Knuff se negou a comentar se o acordo com a Microsoft teria impacto nos rumores de que a Nokia planeja lançar uma loja de música online para celulares, seguindo a compra do serviço Loudeye.

A Nokia está desenvolvendo um DRM próprio, mas não tem planos de licenciar sua tecnologia, afirmou.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail