Home > Notícias

Vendas de PCs na América Latina crescem 38% no 2º tri, afirma Gartner

Mercado da AL movimenta 5,6 milhões de máquinas no período e vê Positivo, que cresceu 91,6%, tomar segundo lugar do ranking da Dell

Por Redação do IDG Now!

06/08/2007 às 14h36

Foto:

Mercado da AL movimenta 5,6 milhões de máquinas no período e vê Positivo, que cresceu 91,6%, tomar segundo lugar do ranking da Dell

As vendas de desktops na América Latina cresceram 38% no segundo trimestre do ano impulsionadas pelo aumento no interesse por notebooks e pela prosperidade financeira da região, segundo dados divulgados pelo Gartner nesta segunda-feira (06/08).

Entre desktops e notebooks, o número de unidades vendidas na América Latina ficou
em 5,6 milhões, o que levou a receita do setor de computação pessoal na região a atingir 3,7 bilhões de dólares, crescimento de 45% em relação ao mesmo trimestre de 2006.

"Foi um trimestre muito forte para fabricantes de PCs, já que todas as empresas, sejam elas locais ou internacionais, tiveram crescimentos de dois dígitos", afirma Luis Anavitarte, vice-presidente e diretor de pesquisas do Gartner para América Latina.

Com crescimento de 91,6% em suas vendas trimestrais, a brasileira Positivo Informática atingiu 383 mil máquinas vendidas no período e ultrapassou a Dell na segunda posição do ranking, que comercializou 379 mil unidades e viu sua participação de mercado cair de 9,4% para 6,8%.

A HP manteve a liderança do setor na AL, vendendo 854 mil computadores, crescimento de 76,9% em relação ao mesmo período do ano anterior, o que valeu à empresa 15,2% do mercado latino americano.

Segundo Anavitarte, a venda de notebooks atingiu 1,1 milhão de unidades no trimestre, o que equivale a cerca de 20% de todos os equipamentos vendidos.

Metade dos portáteis foi vendida para usuários domésticos ou pequenas empresas, o que coloca o varejo como principal responsável pela explosão de laptops.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail