Home > Notícias

Dell compra empresa e lança PCs com Ubuntu na Europa

Anos após abandonar setor de PDAs, Dell compra Zing Systems, que faz softwares móveis, enquanto anuncia micros com Linux pra Europa

Por John Blau, para o IDG Now!*

07/08/2007 às 14h35

Foto:

Anos após abandonar setor de PDAs, Dell compra Zing Systems, que faz softwares móveis, enquanto anuncia micros com Linux pra Europa

No que pode ser uma nova investida no mercado de gadgets móveis, a Dell concordou em comprar a Zing Systems, companhia que faz softwares para distribuição e gerenciamento em aparelhos móveis.

A tecnologia da Zing permite que tocadores portáteis de mídia executem, armazenem e naveguem por músicas que vêm de diferentes fontes.

A aquisição planejada, anunciada nesta segunda-feira (06/08), vem enquanto a Dell quer melhorar a venda de seus computadores e gadgets para consumidores domésticos, um mercado no qual a fabricante está lutando para crescer.

Na segunda, o Gartner publicou um documento que afirma que a Dell está perdendo mercado para rivais, inclusive na América Latina, que estão ganhando impulso no mercado crescente de PCs domésticos.

Em uma jogada para atrair consumidores, a companhia abriu seus primeiros canais de venda direta na cadeia Wal-Mart e lançou uma linha de PCs rodando o sistema operacional Ubuntu.

Em maio, a Dell começou a vender dois desktops e um notebook com a distribuição de Linux Ubuntu 7.04 pré-instalada nos Estados Unidos. Na terça-feira (07/08), a empresa anunciou que oferecerá um desktop e um notebook com o sistema na Europa.

O que a planeja fazer com a Zing, no entanto, ainda é um mistério, considerando que a empresa abandonou o mercado de PDAs e tocadores de MP3.

Um porta-voz da Dell na Europa se negou a oferecer informações adicionais sobre o acordo.

A start-up é comandada pelo ex-executivo da Apple, Tim Bucher, e vem vendendo softwares para diversas companhias, incluindo a SanDisk, Sirius Satellite Radio e Fon Technology.

*John Blau é editor do IDG News Service, em Düsseldorf.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail