Home > Notícias

Web 2.0, interfaces e gadgets móveis liderarão inovação em 10 anos

Estudo de tendências para 2007 aponta que maturidade da Web 2.0 e interfaces diferenciadas conduzirão inovação em TI na próxima década

Por Guilherme Felitti", repórter do IDG Now!

07/08/2007 às 14h26

Foto:

Estudo de tendências para 2007 aponta que maturidade da Web 2.0 e interfaces diferenciadas conduzirão inovação em TI na próxima década

Inovações em serviços de Web 2.0, comercialização de interfaces para usuários e aplicativos e tecnologias para aparelhos móveis estão no centro das tecnologias consideradas de alto impacto nos próximos dez anos, segundo o Gartner.

As constatações fazem parte da edição 2007 do estudo "Hype Cycle for Emerging Technologies", que indica quais setores ou tecnologias terão importante papel financeiro e de inovação no mercado de TI, divulgado pela consultoria nesta semana.

"A Web 2.0 continua a ser uma grande área de atividade nas empresas neste ano. Veremos companhias ganhando mais experiência e sucesso com Web 2.0", afirma Jackie Fenn, pesquisador do Gartner.

A crescente maturidade adquirida pelos serviços de Web 2.0 dentro do ambiente corporativo, com definições mais pontuais sobre ferramentas que podem ser usados para se comunicar com a comunidade, dá fôlego às plataformas online, diz o estudo.

Outra área de potencial muito grande é o desenvolvimento de novas interfaces para usuários, "após muitos anos de estagnação", afirma o documento, citando tanto o Wii, da Nintendo, como o Surface, da Microsoft.

"Muitas tecnologias emergentes de interfaces para usuários estão começando a ser comercializadas, como papel eletrônico, reconhecimento de gestos e mundos virtuais", explica a pesquisa, citando o Second Life como exemplo do último fator.

Já o setor de tecnologias móveis deverá se beneficiar da inovação constante que vem experimentando nos últimos meses, afirma o Gartner, com a massificação do uso de RFIDs nas empresas, a introdução de redes de sensores e a popularização de tecnologias de posicionamento entre usuários finais.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail