Home > Notícias

Jimmy Wales anuncia função para controle de qualidade da Wikipedia

Sistema baseado em reputação dará diferentes cores a usuários que escrevam artigos com poucas ou muitas edições e será testado na Wikia

Por Dan Nystedt, para o IDG Now!*

07/08/2007 às 14h44

Foto:

Sistema baseado em reputação dará diferentes cores a usuários que escrevam artigos com poucas ou muitas edições e será testado na Wikia

Uma maneira de assegurar um controle de qualidade nos termos da Wikipedia ao classificar com bandeiras vermelhas conteúdo potencialmente duvidoso será testado em algumas partes da comunidade Wikia para determinar sua efetividade, afirmou Jimmy Wales, co-fundador da enciclopédia online.

A idéia sobre as cores veio de Luca de Alfaro, professor associado da Universidade da Califórnia e é voltada a eliminar dúvidas sobre a confiabilidade dos termos da Wikipedia por seu time de voluntários.

O programa analisará todo o histórico de edição da Wikipedia, que conta com cerca de 2 milhões de páginas e mais de 40 milhões de edições na versão em língua inglesa do site, e cada usuário ganhará um ranking de confiança.

Os termos da Wikipedia que se mantiverem por determinado tempo sem revisão melhorará a reputação do seu autor. Usuários com histórico de termos bastante editados são classificados como não confiáveis pelo novo sistema.

Wales afirmou que esta é uma das idéias mais animadoras que ele ouviu durante o encontro Wikimania 2007, que acontece em Taipé, mas adianta que a novidade será testada antes da decisão de usá-la ou não na Wikipedia.

"Quando você inaugura uma nova função de controle de qualidade na versão em inglês
da Wikipedia, isto é um grande desafio. Todo o mundo está assistindo. É uma comunidade gigantesca. Caso haja problemas, será um fiasco", acrescentou.

Florence Nibart-Devouard, presidente do conselho da Wikimedia Foundation, responsável pela Wikipedia, afirma que o sistema de cores ganhou amplo suporte da comunidade de membros na Wikimania 2007.

*Dan Nystedt é editor do IDG Nes Service, em Taipei.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail