Home > Notícias

Vendas globais de handhelds caem 43,5% no segundo trimestre

Saída da Dell deste segmento possibilitou, no entanto, que outros fabricantes ampliassem sua participação de mercado

Por Redação do IDG Now!

08/08/2007 às 17h15

Foto:

Saída da Dell deste segmento possibilitou, no entanto, que outros fabricantes ampliassem sua participação de mercado

As vendas mundiais de handhelds no segundo trimestre de 2007 caíram 43,5% em relação ao mesmo período do ano passado, totalizando 720 mil unidades vendidas, reportou a IDC. O declínio em relação ao primeiro trimestre de 2007 foi de 21,8%.

A saída da Dell deste segmento possibilitou, no entanto, que outros fabricantes ampliassem sua participação de mercado, apesar da redução geral no volume de vendas.

A IDC projeta que o mercado de handhelds, que vem registrando queda contínua de dois dígitos, vá sofrer uma retração ainda maior antes de atingir um ponto de estabilidade.

Segundo o analista Ramon Llamas, os fornecedores introduziram novos recursos nos handhelds para incentivar as vendas, tais como multimídia, GPS e Wi-Fi, mas nem mesmo esta estratégia conteve a desaceleração do mercado.

Os três maiores fornecedores - Palm, HP e Mio -, aumentaram sua participação de mercado no trimestre. A Palm ficou com 44,1% das vendas (contra 37,6% no mesmo período de 2006), seguida pela HP, com 23,5% (contra os 20,6% anteriores) e a Mio com 13,6% (antes 7,3%).

Com a retirada de circulação da sua linha Axim em 2007, a Dell registrou uma queda de 81,8% em relação ao mesmo período do ano passado, mas conseguiu se manter como quarta maior fornecedora do ranking, com 23,9 mil unidades vendidas e 3,3% de participação de mercado.

A Fujitsu-Siemens, que concentra suas vendas na Europa Ocidental, ficou em quinto lugar, com 21,4 mil unidades vendidas e 3% do mercado.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail