Home > Dicas

Recupere arquivos e pastas com a função Shadow do Vista

Ela trabalha mesmo sem o usuário saber e recupera arquivos perdidos indevidamente

Por Redação da PC WORLD

08/08/2007 às 16h26

Foto:

Todos nós apagamos arquivos por engano de vez em quando, e na maior parte das vezes isso não é um transtorno muito grande. Basta restaurar o arquivo a partir da lixeira.

Mas o que acontece se, acidentalmente, o usuário salvar um arquivo crítico sobre uma outra versão dele e não puder contar com a opção Desfazer? Deve-se dar adeus ao arquivo, certo? Não mais.

Enquanto o usuário está trabalhando, as versões Ultimate, Business e Enterprise do Windows Vista – sem que você perceba – fazem cópias backups de seus arquivos de trabalho, denominadas ‘shadow copies’. A partir delas, o usuário pode restaurar um arquivo para uma versão prévia, copiá-la para outro destino, ou salvar com um novo nome.

Porém, as shadows são criadas pelo Vista apenas quando são gerados pontos de restauração do sistema. Por isso, assegure-se de que está opção esteja ativa. Clique em Iniciar, Painel de Controle, Sistema e Manutenção, Sistema e, depois, na opção Proteção de Sistema, localizada na coluna à esquerda.

shadow01Na lista de discos disponíveis, selecione aquele para o qual deseja gerar cópias shadow e clique em Criar. Dê um nome para a cópia e clique em Criar novamente. Repita esse processo para cada um dos discos que forem protegidos.

Lembre-se, porém, que cada ponto de restauração exige 300 MB de espaço livre em disco, por drive protegido.

Recuperação
Uma vez habilitada, a função shadow faz cópias diárias dos discos selecionados ou quando se instala um novo aplicativo, efetua-se uma atualização ou outros eventos do sistema – situações denominadas críticas por efetuarem modificações pesadas no computador.

No momento que o usuário desejar uma versão prévia de um determinado arquivo ou pasta, basta clicar com o botão direito no Explorer e escolher a opção Restaurar versões anteriores. Para o restauro completo, selecione a versão que se quer usar e clique em Restaurar.

Caso não saiba que versão de restauração utilizar (ou em qual delas está o arquivo ou pasta desejado), escolha uma e clique em Abrir para verificar seu conteúdo. Ao encontrar o conteúdo desejado, selecione-o, e clique com o botão direito em Restaurar.

Se o objetivo é obter uma cópia de uma versão antiga de um arquivo, selecione-o no ponto de restauração desejado, clique em Copiar e especifique o destino desejado. Pode-se também arrastá-lo para fora da caixa de diálogo e solte-o na área onde quer gerar a cópia.

Se o arquivo que se quer restaurar foi removido ou apagado de sua localização original, ou se ele possui um nome diferente, selecione a pasta onde a versão desejada do arquivo (ou pasta) estava originalmente.

Caso não visualize o arquivo, suba um nível na árvore de diretório que contém a pasta ou arquivo que falta. Clique com o botão direito e escolha Restaurar versões anteriores. Agora, dê um duplo clique para poder navegar pelas pastas existentes na versão prévia para abrir ou copiar o arquivo ou pasta desejado.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail