Home > Dicas

Vai mudar de e-mail? Veja como proceder

Ao trocar de endereço eletrônico, assegure-se de que seus contatos sejam avisados e monitore o e-mail antigo por um tempo

Por Redação da PC WORLD

09/08/2007 às 16h39

email625a.jpg
Foto:

Ao trocar de endereço eletrônico, assegure-se de que seus contatos sejam avisados e monitore o e-mail antigo por um tempo

Mudar de e-mail – seja porque o provedor mudou ou porque você trocou de empresa – é quase tão complexo como trocar o número do telefone celular. A vida corrida que levamos faz com que muitos contatos, de trabalho ou pessoais, utilizem esse modelo de comunicação para falar com você.

Saiba, porém, que algumas ações simples vão ajudar a não perder uma mensagem sequer. E, ao mesmo tempo, avisar a todos da alteração ocorrida.

Quando a nova conta estiver ativa, envie uma mensagem a partir dela a todas as pessoas cadastradas em sua caixa de correio antiga – ou pelo menos para aquelas com as quais você se comunica regularmente. Peça que elas substituam seu endereço antigo pela nova conta, que deve ser utilizada a partir daquela data.

Mantenha a conta anterior ativa por pelo menos um mês. Durante esse período, cheque a caixa de entrada regularmente e responda a todas as mensagens que receber somente a partir da nova conta.

Depois de uma ou duas semanas sem que nenhuma mensagem nova chegue ao endereço de e-mail velho, já será possível desativá-lo.

Sem acesso à conta antiga
Se por algum motivo não for possível acessar a conta de e-mail antiga — por exemplo, quando se muda de emprego e aquela era sua conta de e-mail principal, inclusive para assuntos particulares – imprima um relatório com as informações de todos os contatos que estão salvos no cliente de e-mail. Também aproveite a oportunidade para criar uma conta em um serviço gratuito, como o Gmail, por exemplo, e utilize-a para objetivos não-profissionais a partir de agora.

No Outlook, clique em Ir e depois em Contatos, ou então pressione simultaneamente as teclas “Ctrl” e “3”. Clique agora em Arquivo, Imprimir, escolha o modo de impressão desejado e clique em OK.

Outra solução é exportar esses dados para um arquivo (se tiver condições de levá-lo consigo). Clique em Arquivo, Importar e exportar, selecione a opção Exportar para um arquivo e clique em Avançar.

exportar_contatos400

Selecione agora a opção Valores separados por vírgulas (Windows), e depois clique em Avançar.

Quando o novo cliente de e-mail estiver instalado, importe o arquivo criado para ele. Assim você terá seus contatos acessíveis a partir da nova conta.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail