Home > Notícias

Microsoft oficializa patches do Vista que vazaram na web

As correções ainda não chegam via Windows Update, mas o download pode ser feito a partir do site da Microsoft

Por Gregg Keizer, do Computerworld*

09/08/2007 às 19h12

Foto:

As correções ainda não chegam via Windows Update, mas o download pode ser feito a partir do site da Microsoft

A Microsoft liberou, na última terça-feira (07/08), o download dos dois updates do Windows Vista que haviam vazado na web no final de julho. A empresa, porém, não diz quando eles estarão disponíveis para download automático por meio do Windows Update.

Relacionados ao desempenho e à confiabilidade, os pacotes instalam uma longa lista de correções de problemas que não estão relacionados à segurança. Eles trazem, por exemplo, melhorias na funcionalidade de despertar o sistema do estado de hibernação; um patch que elimina a longa espera para calcular o tempo que o PC vai levar para copiar e mover grandes diretórios; e correções de compatibilidade de drivers para vídeo.

Todas as correções, diz a Microsoft, são novas para o Vista e não substitui nenhuma outra atualização existente. Após cada update, o usuário deverá reinicializar o PC.
O update de desempenho (KB938979) tem cerca de 10 MB e pode ser obtido a partir do centro de downloads da Microsoft. Documentação de suporte também está disponível.

Já o updade de confiabilidade (KB938194) é bem menor – tem apenas 2,1 MB – e sua documentação detalha as mudanças realizadas.

Antes do vazamento dos patches, especulava-se que eles estariam relacionados ao já antecipado Vista Service Pack 1 (SP1) – ou que fosse o próprio SP1.

Um dia depois do vazamento (31/07), um porta-voz da Microsoft confirmou que as correções seriam liberadas em breve, mas não fez comentários sobre questões relativas ao SP1.

No entanto, a companhia confirmou depois que liberou um preview do código do Vista SP1 – bem como a do tão esperado Windows XP Service Pack 3 (SP3) – para um pequeno grupo de testadores. Mas não informou quando a versão final de cada update será liberada.

O Vista SP1, que a Microsoft prometera em beta “ainda este ano”, parece ter sido deixado de lado, devendo se tornar apenas melhorias na segurança. Muitas empresas, no entanto, aguardam pelo SP1 para, então, instalar o novo sistema operacional.

Já o SP3 do XP tem uma história ainda mais longa e complicada. Em outubro passado, a Microsoft anunciou um atraso em sua entrega, para o primeiro semestre de 2008, mais de um ano e meio depois do lançamento da versão final do Vista, e três anos e meio depois do lançamento do SP2.

Dicas do progresso do SP3 apareceram em um relatório apresentado à justiça por conta do processo antitrustre, que existe desde 2002, entre os órgãos regulatórios norte-americanos e a Microsoft, mas pouca revelou.

O relatório confirma a existência do SP3 e aponta que algum código poderia ser finalizado em meados deste ano, sem especificar se em beta ou não, nem a data exata.

De qualquer forma, o porta-voz da Microsoft apontou o primeiro semestre de 2008 para um SP3 “preliminar”, mas evitou dar mais detalhes.

A empresa também não respondeu perguntas sobre quando o Windows Update estaria pronto para realizar as instalações dos patches anunciados automaticamente. Há quem aposte que isso será feito na próxima terça-feira (14/08), data do lançamento mensal das correções dos produtos da marca.

Outros, porém, acham que a Microsoft deve evitar sobrecarregar os usuários e os sistemas automáticos de update com uma download tão grande.

* Elizabeth Montalbano, do IDG News Service, contribuiu para esta notícia

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail