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Problemas de acesso impedem o aumento de usuários no Second Life

Pesquisa divulgada com exclusividade no Digital Age 2.0 revela que 57% das pessoas que tentaram se cadastrar desistiram porque o site é lento ou travou

Por Camila Rodrigues, da PC WORLD*

10/08/2007 às 17h14

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Pesquisa divulgada com exclusividade no Digital Age 2.0 revela que 57% das pessoas que tentaram se cadastrar desistiram porque o site é lento ou travou

Se você já tentou acessar o Second Life e enfrentou problemas de conexão, saiba que você não é o único. Pesquisa realizada em parceria pelo IDG Now! e pelo Qualibest e divulgada com exclusividade no Digital Age 2.0 aponta que 25% das pessoas que tentaram entrar no mundo virtual desistiram por causa da lentidão do site e 22% porque a página travou.

Problemas técnicos também interferem no índice de usuários ativos, ou seja, aqueles que navegam no sistema ao menos uma vez por semana. Entre os internautas apenas cadastrados, 24% não continuaram devido à vagarosidade da segunda vida e 20% porque a configuração de seu computador não é adequada.

O estudo apontou que 44% dos respondentes já ouviram falar de Second Life, mas nunca entraram no site. Entre os motivos para o desinteresse estão falta de hábito (41%), não têm tempo para perder com isso (14%), a configuração do computador não permite (12%) e proteção à privacidade (6%).

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Dentre aqueles que sucumbiram à novidade virtual, 78% se cadastraram por curiosidade, 27% para fazer negócios e 23% devido a promoções oferecida por empresas.

O metaverso tem 8,7 milhões de residentes, sendo 1,6 milhões ativos (que acessaram o serviço nos últimos 60 dias). Ainda de acordo com a Linden Lab, repetindo o fenômeno Orkut, o Brasil já é uma das maiores comunidades do SL, com cerca de 40 mil residentes - atrás apenas dos Estados Unidos e Alemanha.

Segundo Nunens, estima-se que a população brasileira no Second Life deve chegar a dois milhões de habitantes até abril de 2008.

A pesquisa quantitativa foi realizada por meio de 850 entrevistas de auto-preenchimento na web e tem margem de erro de 3,3%.

*Com informações de Daniela Moreira, do IDG Now!

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