Home > Dicas

Capture telas e imagens no Vista com facilidade

A ferramenta Snipping Tool, disponível no novo sistema operacional, simplifica o processo de capturar telas. Aprenda utilizá-la

Por Scott Dunn, PC World (EUA)

10/08/2007 às 7h31

ajuste_windows_70.jpg
Foto:

A ferramenta Snipping Tool, disponível no novo sistema operacional, simplifica o processo de capturar telas. Aprenda utilizá-la

ajuste_windows150Precisa capturar toda a tela ou uma parte dela no Windows Vista? Experimente a nova ferramenta Snipping Tool, do próprio sistema.

Para acessá-la, clique em Iniciar, Todos os Programas, Acessórios, Snipping Tool. Aproveita para acrescentá-la à barra de ferramentas; isso tornará o acesso à ferramenta mais mais rápido da próxima vez.

Na configuração padrão, o Snipping Tool mostra a área que será capturada com uma borda vermelha, que será capturada também na imagem final.

Para eliminar tal linha, clique no botão Opções e deixe sem selecionar a opção Exibir linha de seleção após captura da tela no meio da caixa de diálogo. Clique Ok.

Para capturar toda ou uma parte da tela, clique no botão Novo ou escolha uma opção do menu drop down. O padrão Captura em formato livre (Free-form Snip) é útil se você quiser desenhar um círculo ou outra forma geométrica em torno da área de captura.

O Window Snip permite escolher uma janela, caixa de diálogo ou outros elemento específico do desktop para capturar; clique quando os itens escolhidos estiverem contornados. Se a pequena janela do Snipping Tool estiver no caminho, minimize-a e pressione as teclas Ctrl e Print Screen.

Depois de capturar a tela, você pode fazer anotações sobre ela com as ferramentas caneta ou marcador de texto. Clique no botão Send Snip (ou escolha uma opção de seu menu drop-down) para criar um e-mail com a imagem capturada no corpo do texto ou como um anexo.

Você também pode clicar em Arquivo, Salvar Como para salvar a imagem nas extensões jpeg, gif ou png.

Caixa de ferramentas do Windows: Capturar telas pode ser fácil

Você pode sempre pressionar Print Screen para copiar uma imagem se sua tela para a área de transferência (ou pressionar Alt + Print Screen para copiar somente a janela ativa). Mas isto, normalmente, elimina a imagem do cursor e você tem de colá-la em um editor de imagem.

Uma alternativa rápida e gratuita é o software FastStone Capture, o qual suporta arquivos bitmap (.bmp) e outros formatos de saída, oferece um editor para ver a imagem capturada antes de salvar (com nomes de arquivos automáticos, se desejar).

.: Clique aqui para baixar o FastStone Capture

.: Quer acessar outras dicas? Clique aqui

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail