Home > Dicas

O que fazer para que suas músicas estejam sempre disponíveis

O bom e velho CD ainda é a melhor saída, mas há alternativas eficientes por meio de software

Por Erik Larkin, especial para PC WORLD*

13/08/2007 às 16h18

Foto:

A opção de backup mais indolor que existe para música não tem nada a ver com internet: use o bom e velho CD. Mas se a idéia for justamente fugir dessa mídia, um player de música pode ser a salvação.

Certifique-se de que qualquer tocador que adquirir tenha capacidade bastante para armazenar sua coleção inteira de músicas e deixar algum espaço para coisas extras.

A relação custo/armazenamento tem ficado cada vez menor para PCs e aparelhos portáteis. Além do famoso iPod, o Creative Zen VisionM e o Zune são outras boas opções.

Com o iPod e o iTunes, o procedimento de recuperação consiste em reinstalar o iTunes e reconectar o iPod, e então seguir as instruções para restaurar suas músicas a partir do player.

Para reativar as músicas que comprou na iTunes Store é preciso se conectar ao serviço e limpar as autorizações (clique em Store, Deauthorize Computer) para que seu novo PC possa obter o direito de reproduzir as músicas.

Basta conectar a unidade ao computador como um drive USB e arrastar as músicas de volta ao seu HD via Windows Explorer.

Existe um método similar que pode ser usado com o iPod: configure o PC para exibir arquivos e pastas ocultas, navegue até o diretório iPod\Control e copie o arquivo de musicas para o seu HD, ou use um aplicativo como o EphPod, que faz isso para você.

Se o diretório ou nomes de arquivos não estiverem apropriadamente preservados quando for restaurar as músicas dessa forma, pode-se usar tanto o iTunes quanto o Windows Media Player para reorganizar e renomear as músicas de acordo com as tags ID3.

No Windows Media Player, clique em Ferramentas, Opções, e selecione a aba
Biblioteca. Assinale Renomear arquivos de música c/ configurações de música copiada do CD e Reorganizar músicas na pasta c/ configurações de música copiada do CD.

Selecione a aba Copiar Músicas do CD e escolha uma pasta e esquema de nomeação, clicando nos botões Alterar e Nome do Arquivo. No iTunes, selecione Edit, Preferences e vá à aba Advanced. Assinale Keep iTunes Music folder organized.

Leia também:

* Erik Larkin é editor associado da PC WORLD (EUA)

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail