Home > Notícias

Google perde título de site melhor avaliado nos EUA para Yahoo

Pesquisa reflete o sucesso de novos serviços do portal do Yahoo, como o e-mail reformulado, e não briga em buscas, diz analista

Por Erik Larkin, para o IDG Now!*

14/08/2007 às 17h12

Foto:

Pesquisa reflete o sucesso de novos serviços do portal do Yahoo, como o e-mail reformulado, e não briga em buscas, diz analista

Pela primeira vez desde 2002, o Google perde para o Yahoo o título de site melhor avaliado na pesquisa de satisfação do consumidor American Customer Satisfaction Index (ACSI), da Universidade de Michigan.

Na categoria sites de e-business - que inclui portais, mecanismos de buscas e sites de informação -, o Yahoo ficou com um índice de satisfação de 79, superando a performance do Google, com 78 Embora seja pequena, a diferença representa um avanço em relação ao ano passado, quando o Yahoo estava seis pontos atrás do Google.

A pesquisa reflete o sucesso de novos serviços do portal do Yahoo, como o e-mail reformulado, e não uma mudança no cenário de buscas, constatou Larry Freed, presidente da Foresee Results, que analisa os resultados da pesquisa.

Embora ainda seja líder incontestável em buscas, o Google não fez um bom trabalho divulgando muitas funções adicionais, como a página personalizada iGoogle ou os avanços no Google Maps.

“O consumidor médio que vai ao Google hoje não vê muita diferença de três anos atrás”, aponta Freed.

O analista acredita, contudo, que o sucesso do serviço Adwords e a aquisição da agência DoubleClick significam que a empresa está atacando questões que podem resultar em melhorias para o usuário.

O Ask.com ficou com 75 pontos (uma alta de cinco pontos) de satisfação, mesma média do MSN, que cresceu um ponto em relação ao ano passado, mantendo-se estável.

A AOL foi a maior prejudicada no ranking deste ano, com 67 pontos - uma queda de sete pontos em relação ao ano passado.

O índice da ACSI é calculado com base em respostas de 700 mil pessoas a questões gerais sobre experiências e satisfação no uso de sites da web.

*Erik Larkin é editor da PC World em São Francisco

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail