Instituto de inovação de Campinas recebe R$ 8,5 mi do BNDES
Com o recurso, cerca de 278 postos de trabalho serão criados, o que significa uma elevação de 64,2% do atual efetivo da instituição
Por COMPUTERWORLD
14/08/2007 às 12h49
Com o recurso, cerca de 278 postos de trabalho serão criados, o que significa uma elevação de 64,2% do atual efetivo da instituição
Para implantar um centro tecnológico na sede do Instituto de Pesquisas Eldorado, localizado em Campinas, interior de São Paulo, a diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai financiar 8,5 milhões de reais.
O recurso é parte da Linha de Apoio à Inovação, na modalidade produção, e vai viabilizar a construção de um prédio de 25 mil metros quadrados dentro do Ciatec Pólo de Alta Tecnologia II. O espaço vai abrigar atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação e visa o aumento de atuação na área de TIC por meio de pesquisas e capacitação de pessoas.
A idéia é integrar em curto período funcionários, fornecedores, clientes e parceiros do meio acadêmico, concentrando as atividades em um único local.
A medida permitirá a utilização de recursos de maneira mais eficiente, com a infra-estrutura de TI, recursos humanos, espaço físico e equipamentos. Outro fator positivo do projeto, segundo o BNDES, é a significativa redução de despesas operacionais, como pagamento de aluguel, condomínio, serviços e melhor utilização dos serviços correlatos.
O terreno para a construção do instituto foi escolhido devido à proximidade com grandes universidades, como PUC-Campinas e Unicamp, instituições como Sociedade Softex e Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (FAPESP), estando localizado ao lado da Casa do Professor Visitante da Unicamp e das futuras instalações do Instituto Brasileiro de Inovação.
Há a previsão de criação de 278 novos postos de trabalho após a implementação do projeto, o que representa uma elevação de 64,2% no atual efetivo da instituição. A finalidade do Instituto é criar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, estudos e serviços para seus associados, parceiros e clientes, na área de tecnologias da informação e comunicação e afins.
O Instituto de Pesquisas Eldorado é uma associação civil, nacional, com fins não lucrativos, dotado de autonomia administrativa, patrimonial e financeira, fundado em dezembro de 1997, em Campinas. Encontra-se em operação desde março de 1999, quando atuava incubada no parque industrial da Motorola do Brasil, em Jaguariúna, SP.
O Instituto Eldorado oferece a seus clientes serviços de desenvolvimento de software sob encomenda, utilizando processos certificados segundo os padrões internacionais CMMi nível 3 e ISO 9001.