Home > Notícias

Microsoft tenta novamente popularizar sistema de autenticação Live ID

Após fracasso do Passport, Microsoft lança kit de desenvolvimento para popularizar sistema de autenticação da plataforma Live pela web

Por Jeremy Kirk, para o IDG Now!*

17/08/2007 às 18h03

Foto:

Após fracasso do Passport, Microsoft lança kit de desenvolvimento para popularizar sistema de autenticação da plataforma Live pela web

A Microsoft divulgou um kit de desenvolvimento de software para um serviço que permite que usuários se autentiquem em um site para que estejam autenticados em todos os outros.

É a tentativa mais recente da companhia para atrair desenvolvedores para seu sistema Windows Live ID, mecanismo de autenticação para serviços como o Windows Live Mail e o XBox Live.

A companhia espera que desenvolvedores usem o kit, chamado de Windows Live ID Web Authentication 1.0, para seus sites e aplicações online com multimídia.

O kit de software representa uma encarnação remodelada do sistema de autenticação Passport, da Microsoft, que falhou em se espalhar que outros sites fora os próprios da companhia.

A Microsoft espera que os 380 milhões de usuários da sua plataforma online Live dêem a desenvolvedores um incentivo ao uso do sistema.

A Microsoft está oferecendo o kit em seis linguagens de programação: ASP.NET, Java, Perl, PHP, Python e Ruby. O aplicativo independe da plataforma e funcionará tanto no Windows como em Linux e Mac OS, afirmou a empresa.

Caso um site incorpore a autenticação da Microsoft, seus usuários serão direcionados para a página de login do Windows Live ID hospedada pela empresa.

Após a autenticação, eles são enviados para o site original com um identificar pessoal específico.

*Jeremy Kirk é editor do IDG News Service, em Londres.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail