Home > Dicas

O que fazer para não se tornar o chato que manda e-mails

Alguns usuários do correio eletrônico abusam desta importante ferramenta mesmo sem saber. Conheça algumas regras fáceis de serem seguidas

Por Redação da PC WORLD

21/08/2007 às 16h30

dicas_email70.jpg
Foto:

Alguns usuários do correio eletrônico abusam desta importante ferramenta mesmo sem saber. Conheça algumas regras fáceis de serem seguidas

dicas_email150É possível que você tenha ouvido algum amigo comentar que já perdeu a paciência com as mensagens chatas (pra dizer o mínimo) que recebe de determinado remetente.

Pare para pensar, ponha a mão na consciência e verifique se você não está fazendo o mesmo com sua lista de contatos.

Algumas dessas sugestões são antigas, mas continuam valendo e é importante não esquecer delas jamais.

Nunca escreva uma mensagem utilizando apenas letras maiúsculas. Além de difícil leitura, na ‘netiqueta’ (conjunto de regras que são comumente seguidas pelos internautas) isso é considerado quase um insulto: é como se o remetente estivesse gritando.

Gosta de escrever loooooongas mensagens? Então é melhor repensar seus hábitos. Quase ninguém dispõe de tempo suficiente para ler textos enormes.

Por isso, seja breve desde o começo. Utilize uma frase direta e curta no campo ‘assunto’ e jamais – não custa repetir, JAMAIS – deixe esse campo em branco.

Saiba que alguns filtros e programas anti-spam apagam mensagens que vêm com esse campo vazio. E muitos usuários também fazem isso.

Utilizar vários parágrafos curtos, em vez de uns poucos muitos extensos, tornam a mensagem mais agradável de ser lida.

Seja breve também na assinatura da mensagem. Nada de colocar nome completo, cargo, nome da empresa, endereço, telefone, celular, fax, contato do MSN, etc., etc., etc.

Mas não deixe de colocar seu endereço de e-mail de forma ativa. Para fazer isso, basta acrescentar “mailto:” antes do endereço eletrônico, caso o programa que esteja usando não o tenha convertido automaticamente para um link.

Se a vontade de enviar um conteúdo divertido se apossar de você, inicie o conteúdo do campo assunto com a palavra “Piada”. Dessa forma, seus destinatários poderão separar essa mensagem do conteúdo importante – e ler mais tarde, caso queiram.

Antes de responder a um e-mail proveniente de grande lista de discussão, apague o histórico que se avoluma na parte inferior da mensagem. Assim, apenas o texto importante e relacionado com sua resposta será enviado.

Mensagens sobre assuntos complicados ou aquelas que envolvem mais de um tema são mais fáceis de serem compreendidas se você enumerar cada um dos tópicos.

Responder mensagens desse tipo torna-se mais fácil – utilizando os números para isso.

Leia também:

Você pode ver outras dicas em nosso Infocenter. Clique aqui.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail