Home > Notícias

Sharp exibe protótipo de LCD com transmissão sem fio e alta definição

Modelo de 52 polegadas e 2 centímetros de espessura traz avanços que serão incorporados a outras TVs da marca

Por Martyn Williams, para o IDG Now!*

22/08/2007 às 18h17

Foto:

Modelo de 52 polegadas e 2 centímetros de espessura traz avanços que serão incorporados a outras TVs da marca

A Sharp apresentou um protótipo de TV na quarta-feira que traz uma série de tecnologias que podem ser incorporadas em breve aos seus produtos.

O aparelho tem apenas 2 centímetros de espessura e recebe o sinal via link sem fio de alta velocidade, portanto tem cabo apenas para conexão de energia.

Baseado nas tecnologias mais avançadas da Sharp, o protótipo é feito de um painel LCD de 52 polegadas da fábrica da Sharp em Kameyama, no Japão - uma das fábricas de LCD mais avançadas do mundo.

A tela de alta definição tem taxa de contraste de 100.000:1, que proporciona imagem clara e vívida mesmo em salas iluminadas, e reprodução de cores 50% melhor que a oferecida por sinal NTSC, para que as cores transmitidas em sinal digital pareçam mais profundas e reais.

O aparelho tem tempo de resposta de 4 milissegundos, o que significa que é capaz de exibir imagens em movimento rápido com eficiência, e tem uma média de consumo de 140 kWh (quilowatt hora) - metade das TVs LCD atuais da Sharp. O protótipo pesa cerca de 25 quilos.

O link que transmite o sinal para a tela usa freqüência similar à de transmissões por satélite e é capaz de enviar dezenas de megabits por segundo a uma distância de até 30 centímetros, mas é necessário visada direta do transmissor para a tela.

A Sharp não tem um prazo definido para comercializar este aparelho, mas algumas das tecnologias podem aparecer em outros modelos antes.

O aparelho foi exibido para a imprensa antes da sua exibição pública na feira de eletrônicos IFA, que acontece em Berlim.

*Martyn Williams é editor do IDG News Service, em Tóquio.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail