Home > Dicas

Foto digital: como corrigir problemas de iluminação

É possível melhorar fotos com problemas de exposição utilizando o histograma do seu editor de imagens

Por Redação de PC WORLD (EUA)

22/08/2007 às 16h26

histograma70.jpg
Foto:

É possível melhorar fotos com problemas de exposição utilizando o histograma do seu editor de imagens

histograma150Todo fotógrafo não-profissional acaba acumulando uma quantidade de imagens digitais que ficaram escuras demais. Isso ocorre quando o flash não tem potência suficiente para iluminar toda a cena, ou porque o fundo da imagem era claro demais, causando subexposição do objeto principal.

Leia mais:

Felizmente, é possível corrigir algumas dessas falhas no computador, usando a função histograma do software de edição de imagens. Algumas câmeras digitais também trazem esse recurso; vale a pena explorá-lo.

Histogramas, a princípio, parecem assustadores (eles nos fazem lembrar dos gráficos das aulas de Matemática). Mas saiba que eles não são complicados de entender.

histograma01Esse tipo de gráfico é usado para representar a quantidade relativa de informação armazenada em cada canal de cor. Em outras palavras, ele mostra a quantidade de pixels claros e escuros em uma determinada imagem.

O lado esquerdo do gráfico representa a parte escura (sombras) da sua foto; no lado direito está a parte iluminada. Na parte central, encontramos as informações referentes aos meio-tons.

histograma02O que você deve saber: as informações precisam estar distribuídas por todo o gráfico e não apenas amontoadas em apenas uma parte dele.

Se existe um acúmulo de pixels no extremo esquerdo ou direito, isso indica uma imagem subexposta (se à esquerda) ou superexposta (se à direita).++++
histograma150Mas nem tudo é passível de correção. Em imagens subexpostas, os pixels foram definitivamente registrados como branco puro ou preto puro.

Dessa maneira, o histograma não tem condições de extrair informações de cor a partir desses pixels. Tudo o que se pode fazer, nesse caso, é obter variações de tons de cinza.

Tenha em mente, contudo, que a simples observação de como os pixels estão distribuídos no histograma não é suficiente para classificar a imagem como boa ou ruim, ou ainda sub ou superexposta.

Se o gráfico mostra um pico no lado esquerdo, isso não significa necessariamente subexposição.

Verifique, por exemplo, se não há um objeto de cor escura na imagem. Ou ainda, é possível que seja um efeito desejável na foto em questão.

Ajuste dos níveis
A maior parte dos bons programas de edição de imagens oferece uma ferramenta de ajuste dos níveis de iluminação, por meio de histogramas e botões de ajuste.

Para ilustrar essa reportagem, vamos fazer referência ao Adobe Photoshop Elements.

histograma03A primeira coisa a fazer é verificar como está o histograma da imagem. Caso deseje, utilize a imagem ao lado para isso. Note que ela está escura, o que pode indicar que foi subexposta.

Clique em Enhance, Ajust Lightning e Levels para abrir a caixa de diálogo dos níveis, para que o histograma seja exibido.

Note que o histograma apresenta uma grande área, à direita do gráfico, com pouca informação, ou seja, poucos pixels com informações de luz e cor.

histograma04Para melhorar a imagem com a ferramenta Levels, basta mover o botão que está abaixo do histograma para fixar os pontos de brancos e pretos, que servirão de guias para a distribuição da informação de brilho na imagem.++++
histograma150Arraste o ponteiro branco (localizado na parte direita do gráfico) para a esquerda até o local do gráfico onde ‘termina’ a parte com pouca informação no gráfico. Ao fazer isso, verifique que a imagem torna-se mais clara.

Se necessário, deve-se arrastar também o ponteiro preto; isso irá escurecer algumas partes de imagem (mas isso não será necessário no caso da imagem que estamos trabalhando).

histograma05É possível tentar um ajuste fino para os meio-tons, movimentando o botão gama (de cor cinza) para a esquerda ou direita.

O histograma ajustado deve ficar parecido com o desta imagem, no qual o ponteiro branco foi movido para a esquerda, com o objetivo de clarear a imagem, e o ponteiro gama também, ajudando a reforçar os meio-tons.

histograma06É muito importante checar com os ajustes se refletem na imagem e mover os ponteiros um pouco de cada vez até obter o ajuste desejado. Muitas vezes ajustar apenas um dos controles já é suficiente para obter um bom resultado, como o que conseguimos com a imagem do lobo.

O melhor a fazer é experimentar o efeito dessa ferramenta em algumas imagens. Com o tempo, é possível entender como tirar o máximo proveito de sua capacidade.

:: Para mais dicas sobre imagens visite o Infocenter de Fotografia digital

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail