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Google estuda melhorias para o Street View nos Estados Unidos

Carros com câmeras acopladas no teto fotografam as nove principais cidades dos Estados Unidos e fazem sucesso com o público

Por John Brandon, para o IDG Now!*

23/08/2007 às 19h39

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Carros com câmeras acopladas no teto fotografam as nove principais cidades dos Estados Unidos e fazem sucesso com o público

O Google ampliou a campanha de digitalização de ruas nos Estados Unidos, pelo serviço Street View, fornecendo imagens em 360 graus das nove maiores cidades do país, incluindo Nova York, São Francisco e Denver.

Para obter as imagens, o Google instalou câmeras no teto de carros, dirigindo e digitalizando os arredores de São Diego e São Francisco. A Mountain View e a Immersive Media estabeleceram parcerias para digitalizar cidades além da Califórnia. Somente as cidades de São Francisco e São Diego possuem imagens em alta resolução.

Os recursos confirmam a proeza do serviço de mapas e acabam levando os usuários a propagandas mais localizadas. O Street View pode ser um sucesso entre os motoristas que preferem instruções como “Vire à esquerda na grande igreja de ladrilhos, continue até chegar à pizzaria na esquina”, substituindo o tradicional “Encontre-me no cruzamento da Segunda Rua com a Quarta Avenida”.

De acordo com Greg Sterling, da Sterling Market Intelligence, o Google mantém o programa Business Referral Representative. Neste programa os representantes enviam fotos e informações locais ao Google em troca de uma remuneração.

Segundo Starling essa condição para coletar dados e fotos está sendo mantida com o Street View. “O Street View está criando mais recursos para os consumidores, que em troca levarão a receita com anúncios indiretamente num próximo estágio”, explica.

O Street View acabou atraindo atenção sem precedentes de muitos níveis de interesse, alguns deles levemente obsessivos.

Um blog da Wired permite que os usuários enviem as imagens inusitadas encontradas no programa, que incluem um homem sendo arrastado e até alguém urinando na rodovia. Outros sites como o Street View Gallery e o Street View Spy permitem que usuários enviem as fotos inusitadas.

Segundo Stephen Chau, diretor do produto Google Maps, a empresa encoraja a participação dos usuários, mas somente por meio do aplicativo. “Recebemos propostas para dirigir os carros todos os dias”, diz.

Apesar dos aspectos positivos, o Street View enfrenta uma dura concorrência da Microsoft e de outras empresas. Questões ligadas ao direito de privacidade também geram alguns conflitos.

Tom Austin, analista da Gartner, afirma que qualquer um pode tirar fotos em locais públicos, mas isso pode se tornar um problema quando a empresa ampliar o serviço para outros países, onde uma concessão é necessária.

Chau esclarece que o Google não publica fotos que sejam inapropriadas, evitando que pessoas exijam que fotografias específicas sejam removidas.

*John Brandon é repórter freelance do Computerworld em Framingham

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