Home > Dicas

Faça uma limpeza no menu “Abrir com” do Windows

Com o passar do tempo, muitos programas acabam se apresentando como 'opções' para manipular arquivos. Mas nem sempre isso funciona

Por Redação da PC WORLD

23/08/2007 às 18h51

ajuste_windows_70.jpg
Foto:

Com o passar do tempo, muitos programas acabam se apresentando como 'opções' para manipular arquivos. Mas nem sempre isso funciona

ajuste_windows150As se clicar com o botão de direito sobre um arquivo no Windows Explorer, dentre as inúmeras opções oferecidas está Abrir com, a qual lista os programas que podem ser usadas para abrir tal arquivo.

Contudo, para alguns tipos de arquivos, a lista de potenciais programas pode ser extensa. Isso ocorre porque ao se adicionar um novo programa ao sistema, eles adicionam-se automaticamente a esta lista.

Infelizmente, alguns programas que aparecem lá não são capazes de abrir o arquivo em questão. Se o usuário escolher, por exemplo, o Microsoft Word para abrir um arquivo com extensão .bmp, o sistema vai dizer algo como: Você quer mesmo abrir este aquivo com o Word?

Como o procedimento abaixo envolve modificações no Registro do Windows, o ideal é fazer um backup dele. Clique aqui para ver como fazer isso.

Para fazer uma limpeza nessa lista de programas, clique em Iniciar, Executar (ou apenas Iniciar, no Windows Vista), digite regedit e pressione a tecla Enter para abrir o editor de registros do Windows.

Nevegue no painel à esquerda até encontrar a entrada HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer\FileExts e localize a extensão de arquivo para a qual você deseja alterar a lista de programas que podem abri-lo.

Na imagem, escolhemos a extensão .avi. Verifique, na coluna Dados, quais os programas que estão relacionados a esse tipo de extensão.

open_with400

Para remover, por exemplo, o Windows Media Player, clique com o botão direito do mouse sobre a letra referente à opção a ser apagada (no exemplo, “b”), selecione Excluir e, se for mesmo isso que deseja fazer, clique em OK.

Agora, dê um duplo clique sobre a entrada MRUList e apague a letra correspondente ao aplicativo que você removeu o relacionamento (no exemplo, “b”). Para finalizar, basta fechar o editor do registro.

Leia também:

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail