Home > Dicas

Como mudar o sistema de arquivos de FAT32 para NTFS

Padrão nas instalações do Windows a partir do XP, o NTFS tem muitas vantagens sobre os sistemas de arquivos mais antigos

Por Redação da PC WORLD

27/08/2007 às 16h52

Foto:

Padrão nas instalações do Windows a partir do XP, o NTFS tem muitas vantagens sobre os sistemas de arquivos mais antigos

O sistema NTFS, introduzido pela Microsoft quando o Windows NT foi lançado (1993), oferece mais vantagens do que as obtidas com os padrões FAT (FAT16, de 1981; e FAT32, extensão da versão anterior, lançada com o Windows 95 SP2).

Além de mais estável e com um desempenho superior, o NTFS proporcionou melhorias na segurança, na criptografia e na compressão de arquivos, e tornou-se o padrão para o sistema de arquivos a partir do Windows XP.

Por essa razão, ao migrar de uma versão anterior do Windows, o usuário será questionado sobre a conversão do sistema de arquivos atual para o NTFS.

Se o usuário decidir migrar no momento da instalação do novo sistema operacional, o processo será realizado automaticamente. Caso contrário, a conversão poderá ser feita facilmente mais tarde.

O complicado é fazer o inverso (mas por que alguém desejaria transformar uma partição NTFS em FAT?). Se isto for realmente necessário, o usuário terá que formatar o drive ou partição novamente, escolhendo o sistema de arquivos desejado.

Para converter o sistema de arquivos do FAT para o NTFS, clique em Iniciar, Executar (no Vista, apenas Iniciar), digite cmd e pressione a tecla Enter.

Na linha de comando que abrir, digite convert x: / fs:ntfs (substitua a letra x por aquele que corresponda à do drive que se deseja converter) e pressione a tecla Enter.

Leia também:

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail