Home > Dicas

Conecte sua impressora a uma rede sem fio

Com apenas um servidor de impressão, você pode se livrar da preocupação com cabos no momento de compartilhar uma impressora

Por Becky Waring, da PC WORLD (EUA)

27/08/2007 às 10h06

Foto:

Com apenas um servidor de impressão, você pode se livrar da preocupação com cabos no momento de compartilhar uma impressora

Tornar sua impressora sem fio significa nunca ter de se preocupar com cabos ou com o compartilhamento de impressoras do Windows. O melhor de tudo é que você pode adicionar um servidor de impressão para a impressora que você já tem.

Para este projeto, recomendamos usar o servidor D-Link DPR-1260, ou o servidor Linksys WPSM54G. Ambos os modelos suportam máquinas multifuncionais; o D-Link tem quatro portas USB, o da Linksys tem uma.

Para iniciar, verifique se os drives das impressoras estão instalados em todos os PC conectados à rede. Depois, plugue sua impressora ao servidor de impressão, conecte o servidor por meio da saída Ethernet e ligue os dispositivos.

Depois, configure o servidor de impressão a partir de seu PC. O Linksys tem um CD que vem com um assistente que pode orientá-lo sobre todo o processo, desde as conexões físicas até a criptografia da rede Wi-Fi.

Em contrapartida, o equipamento da D-Link tem um utilitário acessível via web para configurar a conexão Wi-Fi e adicionar a impressora no seu computador.

Assim que a configuração estiver concluída, você poderá desconectar o cabo ethernet e reiniciar o servidor, que agora estará conectado por meio da rede sem fio.

Finalmente, configure os sistemas dos outros computadores por meio do assistente de impressora. Se você tiver alguma máquina com Mac ou Linux em sua rede, use utilitários web para servidores de impressora para definir um endereço de IP estático e habilitar o IP da impressora.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail