Home > Notícias

Fotos em alta definição da Lua são publicadas na internet

Fotos tiradas pelas missões Apollo 15, 16 e 17 estão disponíveis na internet para pesquisadores e o público em geral

Por Redação do IDG Now!

28/08/2007 às 17h01

Foto:

Fotos tiradas pelas missões Apollo 15, 16 e 17 estão disponíveis na internet para pesquisadores e o público em geral

lua200Imagens em alta definição da Lua, tiradas pelas missões Apollo 15, 16 e 17, estão disponíveis na internet para pesquisadores e o público em geral. Um novo arquivo digital, criado em colaboração pela Arizona State University e a Nasa, está sendo escaneado com equipamentos de alta resolução.

  • Para ver uma amostra dessas imagens, clique aqui.

De acordo com um comunicado da Arizona State University, as imagens filmadas pelos astronautas do programa Apollo nunca foram vistas em alta resolução pelo público e até mesmo por alguns cientistas que pesquisam a Lua. As novas imagens serão escaneadas dos filmes dos vôos originais da Apollo.

Entre 1968 e 1972, a Nasa enviou nove missões da Apollo para a Lua. Tanto na órbita lunar como na superfície, os astronautas tiraram mais de 36 mil fotografias em vários formatos.

Até agora, esse imenso arquivo estava largamente inexplorado por uma razão muito simples: todas as fotografias da Apollo são em filmes.

As imagens podem ser vistas a partir do site do projeto. As primeiras imagens foram publicadas em julho de 2007 e o tempo estimado para o processo de escaneamento completo é de três anos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail