Home > Notícias

Execute um outro sistema operacional cliente no seu PC

Usar máquinas virtuais permite testar aplicativos em um ambiente controlado sem a possibilidade de prejudicar a integridade do PC. Conheça o VMWare e o Virtual PC 2007

Por Scott Spanbauer, da PC WORLD (EUA)

28/08/2007 às 22h24

virtualizacao_70.jpg
Foto:

Usar máquinas virtuais permite testar aplicativos em um ambiente controlado sem a possibilidade de prejudicar a integridade do PC. Conheça o VMWare e o Virtual PC 2007

virtualizacao_150x100Não existe um sistema operacional perfeito para o seu PC. O Windows não é a plataforma mais segura, mas muito provavelmente é capaz de executar todos os seus aplicativos e jogos.

guest_osO Linux, por sua vez, é menos vulnerável à ameaças da web, mas não oferece suporte nativo para as aplicações baseadas em Windows.

Felizmente, computadores modernos são poderosos o suficiente para executar mais de um sistema operacional ao mesmo tempo.

Softwares de virtualização como o VMWare Server (VMWare) e o Virtual PC 2007 (Microsoft), ambos gratuitos, permitem que se rode sistemas operacionais visitantes  na memória e dedicam espaço no disco rígido separado do sistema hospedeiro.

Para fazer o download:

Essa combinação não só permite que o usuário se beneficie das fortalezas dos sistemas operacionais, mas permitem, por exemplo realizar testes em outra plataforma sem comprometer o computador hospedeiro.

VMWare – como instalar
Neste guia, optamos por instalar o VMWare Server embaixo do Windows Vista Ultimate. O objetivo final era criar uma máquina virtual para rodar o Ubuntu Linux 7.04.

Fazendo isso, o usuário poderá rodar este sabor do sistema operacional de código aberto e terá à sua disposição milhares de aplicativos (a maior parte gratuita) que rodam em Linux.

Além disso, poderá usar o ambiente do Ubuntu para navegar na web e utilizar outros recursos da internet de forma mais segura. Muitos usuários, após experimentarem esse sistema operacional, decidem abandonar o Windows e adotar o Pingüim como plataforma principal.++++
Oficialmente,o VMWare Server só roda sob versões Server do Windows. Mas saiba que ele pode rodar sob qualquer versão do Windows que possua o Internet Information Service (IIS), da Microsoft, instalado, incluindo o próprio Vista.

Diferentemente do Virtual PC 2007, o VMWare também está disponível em versões Linux. Com elas, é possível executar dezenas de versões de Windows, Linux ou outros sistemas operacionais dentre de um ambiente de hospedagem Linux.

guest_os2Antes de fazer o download do VMWare server, clique no link de registro na mesma página e preencha o formulário obrigatório para receber um ou mais números de série.

Só então faço o download e instale o software de virtualização, fornecendo o número de série quando for solicitado pelo assistente.

Escolhe Start, All Programs, VMWare, VMWare Server, VMWare Server Console para carregar o servidor. Agora clique em OK para crier e rodar máquinas virtuais no computador local (o VMWare também é capaz de rodar máquinas virtuais em outros computadores da rede).

Clique em New Virtual Machine e complete os passos do assistente. Se você não tiver certeza do que responder quando o assistente perguntar como a máquina virtual deve ser conectar à rede, escolhe as opções padrão oferecidas.

Carga do sistema operacional
Após a instalação do software de virtualização, insira o disco de instalação do novo sistema operacional que se quer carregar, selecione a máquina virtual que acabou de ser criada na lista de consoles disponível do VMWare e clique em Start this virtual machine.

Caso o computador possua mais de uma unidade óptica (drives de CD ou DVD), você terá de descobrir aquele que o VMWare vai utilizar com a máquina virtual.

Caso o software não localize um disco de boot no drive, uma situação de erro vai acontecer. Neste caso, basta clicar em Restart Guest na barra da console depois de colocar o disco na outra unidade.

Assim que o VMWare encontra o disco de boot e dá a partida a partir dele, será possível instalar o sistema operacional normalmente.

Leia também:

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail